banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Psicanálise – Uma trama de Amor. A cura pela fala, a fala de um desejo singular!
  Data/Hora: 23.mai.2017 - 17h 9 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Desde 2004 uma história vem sendo entrelaçada e tecida por quatro psicólogas de São Miguel do Iguaçu. Rafaella Louzada e Catia Werner, colegas desde aquele ano, Talini Trich e Josiane Heck que chegaram posteriormente e também foram “fisgadas” pela psicanálise.

 

No último dia 06 de maio, Sigmund Freud, o pai da Psicanálise estaria completando 161 anos de vida, e mesmo assim, está a cada dia mais vivo nos consultórios, no dia a dia das pessoas, e nos espaços de estudo.

 

A teoria e técnica deixada por este autor embala o ritmo de atividades das quatro psicólogas, que semanalmente, já há três anos se encontram para ler, pontuar, reler Freud, Lacan e autores psicanalíticos. Estas leituras fazem parte de uma formação Psicanalítica da qual fazem parte, intitulado Passos Psicanalíticos em Foz do Iguaçu e orientado pela APC de Curitiba. Este grupo é designado Cartel, onde por um ou até dois anos, os mesmos membros estudam profundamente determinadas temáticas teóricas.

 

Fotos Ilustrativas - Internet - O amor pela Psicanálise surgiu nas aulas da faculdade de Psicologia, e foram os princípios éticos desta abordagem que entrelaçou a vida destas colegas de profissão. A psicanálise exige do profissional um posicionamento subjetivo de muita implicação pessoal, pois para tornar-se analista é necessário anos de análise pessoal (sermos também submetidos à análise/ espécie de terapia), fazer supervisão clinica dos casos e debruçar-se a estudos contínuos e permanentes.

 

Ou seja, se refere a um alto investimento de energia, de dinheiro e de desejo!

 

Atravessar uma análise é “coisa” muito dolorida, mas dela saímos mais leves, com uma bagagem bem menor para carregar na vida. O resultado? O fortalecimento desse sujeito adoecido fisicamente e emocionalmente, tratado em suas questões singulares e profundamente enraizadas no inconsciente.

 

Diferentemente de técnicas pontuais, modernas, rápidas e que eliminem o sintoma, a psicanálise é um modo de vida, onde perdas, frustrações, medos, conflitos e angustia serão enfrentadas ao invés de apenas eliminadas. A ética psicanalítica exige que primeiro nós analistas tenhamos atravessado certos dramas e complexos, para poder ser suporte e escuta “limpa” a nossos pacientes.

 

Um trabalho gratificante, que parece ser anônimo, mas que vem sendo realizado numa constante desde os grupos de estudo e formação da faculdade, com as especializações e especialmente na trajetória de clínica e nas instituições da comunidade regional das quais fazem parte.

 

Catia Werner – CRP 08/14253, Psicóloga com especializações em Gestão de Politicas Públicas, RH e Psicologia Organizacional e em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan, atende na Clínica Vidabilita em São Miguel do Iguaçu, é professora nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas e Administração na Faesi de São Miguel do Iguaçu. Em Foz do Iguaçu é responsável pelo Revivescência Espaço do Idoso, espaço dia para atendimento ao idoso.

 

Josiane Heck – CRP 08/18511, Psicóloga Clínica em São Miguel do Iguaçu, com especialização em Psicanálise Clínica de Freud a Lacan, faz comunicação em Libras, é Psicóloga da Amesfi de Medianeira, e na Comunidade Terapêutica Recanto Parque Iguaçu atendendo dependentes químicos e familiares, é mestranda da Unilla e professora no curso de Educação Física na Faesi. 

 

Rafaella Louzada – CRP 08/14133, Psicóloga com especialização em Saúde Pública, atua a 8 anos na Associação Pestalozzi de São Miguel do Iguaçu/PR  na clinica de Desenvolvimento Infantil, Estimulação Precoce, Deficiência Intelectual e em Clinica Particular em São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu/PR.

 

Talini Trich – CRP 08/ 15435, Psicóloga clínica em Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu e Psicóloga hospitalar na Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Atua também em Clinicas credenciadas ao DETRAN/PR, em Foz do Iguaçu e Medianeira.

 

Fones para contato: Rafaella (45) 99952-5049

Talini (45) 99951-5836

Josiane (45) 99971-5529

Catia Werner (45) 99143-9004 OU 3565-6197 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018