Organizada pela UNILA, a primeira edição da Jornada de Investigação em Música Latino-Americana recebe, até o dia 25 de junho, a inscrição de trabalhos sobre temas relacionados à música da América Latina. Os interessados devem enviar um resumo expandido para o e-mail jornadasunila@gmail.com. O evento será realizado de 9 a 12 de agosto e tem como objetivo divulgar pesquisas em música realizadas no âmbito da Universidade e de instituições da região. A divulgação dos trabalhos selecionados será no dia 20 de julho.
“A 'pesquisa em música' corresponde a uma das ênfases e é uma das particularidades do nosso curso de graduação de Música, na UNILA. Além de divulgar a área e fomentar pesquisas sobre música, o evento pretende oferecer um espaço de intercâmbio de ideias e diálogo sobre música latino-americana. Trata-se da primeira edição da Jornada, mas a intenção do curso é organizar, periodicamente, jornadas de investigação em música latino-americana. No Brasil, não existe nenhuma experiência similar”, afirma a docente do curso de Música da Universidade e uma das organizadoras do evento, Analía Chernavsky.
Ainda segundo a professora, as investigações sobre música têm aumentado de forma significativa nas últimas décadas. “Na América Latina, especificamente, vemos o desenvolvimento, entre outras, das pesquisas nos campos de musicologia histórica, música popular e educação musical. Têm surgido novos congressos específicos das áreas; e pesquisadores oriundos de outras disciplinas, como a história, a sociologia e a educação, têm tomado a música como objeto prioritário de estudo, enriquecendo o panorama das pesquisas”, avalia.
Programação
A programação do evento contará com a apresentação de comunicações, mesas-redondas, conferências, masterclasses e concertos, com a participação de pesquisadores, professores e estudantes. A abertura da Jornada contará com a presença da professora Lucero Enríquez, investigadora catedrática da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Ela coordena projetos nas áreas de musicologia histórica, catálogos de música, livros corais e música barroca hispano-americana.
Entre os convidados, também participa do evento o professor Diego Sánchez Haase, da Sociedad Bach, do Paraguai. O músico traz para a Jornada seu grupo de música barroca, especialmente para o concerto de encerramento. O evento terá participação, ainda, de outros músicos de ampla experiência artística, como Thomas Patterson e Renato Serrano, que realizam concertos e masterclasses de violão.
Para obter outras informações e conferir a programação completa, acesse a página do evento: jornadasunila.wixsite.com/musicaunila.