Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Professor Gustavo Oliveira Vieira assume como novo reitor pro tempore da UNILA
  Data/Hora: 13.jun.2017 - 16h 3 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) tem, a partir de publicação do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União, um novo reitor pro tempore: Gustavo Oliveira Vieira, docente do quadro próprio da Instituição. Vieira é formado em Direito e possui mestrado e doutorado na área, com ênfase em Direito Internacional, atuando principalmente com os temas Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário. Ele ingressou no quadro de docentes da Universidade em 2014, no Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP). Antes da UNILA, foi professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde também atuou na gestão, na área de Relações Internacionais.


Na UNILA, Vieira é coordenador do Grupo de Estudos para a Paz e da Cátedra de Estudos para a Paz, realizada pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), com o objetivo de promover a discussão da temática da construção da paz e transformação dos conflitos internacionais, além de pautar os estudos para a paz nas pesquisas sobre América Latina. É, também, autor e organizador de alguns livros e artigos relacionados a Direitos Humanos, Constitucionalismo e Desarmamento Humanitário. Em 2016, na Feira do Livro de Foz do Iguaçu, lançou o livro “A formação do estado democrático de direito: o constitucionalismo na emergência da sociedade civil”.


Esta é a terceira mudança na Reitoria da UNILA em sete anos de atividades. Vieira substitui os professores Josué Modesto dos Passos Subrinho, que deixou a Reitoria em janeiro, e Nielsen de Paula Pires, que era vice-reitor desde 2013 e estava à frente da Instituição nos últimos quatro meses.


Futuro


“O desafio da UNILA, a nosso ver, é conciliar uma instituição federal, genuinamente latino-americana, de grande visibilidade, nacional e internacional, com resultados condizentes, com estrutura física que viabilize sua autonomia e capacidade de realização compatível com as expectativas até hoje criadas”, diz o novo reitor. “O potencial da UNILA pode ser bem mais valorizado e explorado tanto pelo MEC quanto pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Saúde, entre outros, à medida que se ajustem a condição local e a nossa conexão com o município de Foz do Iguaçu e região trinacional”, completa.


Segundo Gustavo Vieira, o espaço que a UNILA ocupa e o modelo referencial da Universidade devem ser vistos como projetos de Estado e não como de Governo. Além disso, é preciso conectar melhor a UNILA à Foz do Iguaçu, tanto à prefeitura quanto à comunidade, criando novos vínculos com a cidade. Nesse contexto, segundo Vieira, Foz do Iguaçu tem muito que se beneficiar com a diversidade que a UNILA tem a oferecer, expandindo também para o Brasil e toda a América Latina.


Posse


O novo reitor afirma a intenção de trabalhar no fortalecimento institucional e na consolidação do projeto UNILA, apoiado na valorização e no apoio internacional em relação à Instituição. “Temos a grande responsabilidade de conduzir um quadro de cerca de 900 servidores, entre docentes e técnico-administrativos, de alta competência; e aumentar o número de estudantes, de todas as regiões. Teremos assim uma UNILA diversa, bilíngue, multicultural, de vocação latino-americanista, com compromisso social e com qualidade acadêmica. Assumimos esse compromisso e compartilhamos dessa utopia”, disse ao professor Nielsen, no momento de passagem do cargo, nesta terça-feira (13).


No âmbito interno, Vieira reforçou sobre a construção de um ambiente de bem-estar na Instituição e sobre a promoção de um bom acolhimento aos estudantes. Na próxima semana, o novo reitor irá fazer reuniões amplas com cada uma das categorias: estudantes, docentes e técnico-administrativos, para apresentar-se à comunidade acadêmica. Em seguida, pretende dialogar com todas as representações do município.


Na pequena cerimônia que ocorreu no gabinete da Reitoria, o professor Nielsen reiterou que a UNILA está em boas mãos, que acredita na boa escolha do professor Gustavo para assumir esse importante desafio de integração pelo conhecimento.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Exposição
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios