Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Legislativo Municipal! Até quando vamos ter que engolir essa farsa chamada Comissão Processante contra o Gaúcho?
  Data/Hora: 27.jun.2017 - 9h 18 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Muito mais importante do que estamos vendo na superfície – aprovações e indicações em plenário - é examinarmos com profundidade o que rola nos bastidores do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu. O presidente Eliseo Mariano Presa, que gosta de ser chamado de Professor Presa, acredito que mentalmente vive um profundo dilema entre “ser ou não ser”.

 

Como presidente do Legislativo, com certeza deve estar acompanhando de perto como anda as oitivas que estão sendo feitas com relação à sindicância aberta para apurar a denúncia feita pelo Secretário de Administração Valdecir Lago contra o suplente de vereador Volmes Roberto Tschinkel.

 

Por que lembro isso?

 

O vereador em questão está sendo investigado única e exclusivamente por que no exercício do seu mandato em quanto ocupava o cargo, resolveu fazer de forma ética e transparente o que determina a Constituição – fiscalizar e legislar.

 

Vejam que, entre as dezenas de pedidos de explicações que ele fez – o que mais incomodou foi a sua solicitação para que fosse criada uma Comissão Externa para fiscalizar os atos do Executivo.

 

Veja a contradição. Todo e qualquer Governo que se prese, ao se deparar com um gesto desta grandeza, não só teria que parabeniza-lo, como também ajudar da melhor forma possível para que isso acontecesse. Afinal, o que está em jogo é nada mais nada menos do que a transparência e a lisura dos seu próprios atos como administrador. Quem não quer ter uma moral ilibada?

 

Quem não quer fazer uma assepsia completa e irrestrita em todas as esferas do PODER para eliminar e extirpar o verme da corrupção?

 

É claro, somente os que não têm ou não conhece uma das principais virtudes de um ser humano – a ética. E quem são esses?

 

Pelo que se nota é uma ORGANIZAÇÃO onde o prefeito é apenas mais uma peça no tabuleiro desta Administração – mas a pressão mais forte vem de fora – os financiadores de campanha que querem de volta os seus investimentos multiplicados dezenas, centenas de vezes mais...

 

Esses larápios têm nome, endereços e residência fixa, e sabem que, mesmo com toda a montanha de dinheiro que circula nos arredores, vai ser difícil conter os furos já detectados no casco dos seus frágeis barcos em apenas 90 dias que esse vereador esteve legislando naquela Casa de Leis – o barco já está fazendo água...

 

E acreditem – caso insistam em levar adiante esse ato de desmoralização do legislativo em conluio com o Executivo – podemos estar vendo nascer uma das mais fortes reações da sociedade civil organizada da nossa história política local.

 

O que tenho ouvido nos bastidores e visto inclusive nas redes sociais é muito mais que preocupante e seria de bom alvitre que o Presidente Professor Presa acompanhe de perto o trabalho que vem sendo feito por essa Comissão Processante. É o mínimo que se espera de alguém que não só teve uma expressiva votação – mas, dispõe de uma educação sólida com discernimento necessário para saber distinguir “alhos de bugalhos”.  

 

Voltando a sessão de ontem, quem fez uso da Tribuna foi o assessor parlamentar Vilmar Soares, presidente da Assistência Social Bom Samaritano que falou sobre o 26 de Junho, Dia Internacional do Combate às drogas.

 

Muito boa a sua oratória, de forma didática falou com propriedade sobre esse grande mal do século que afeta milhares de famílias no país e no mundo. “O remédio para combater esse mal, está dentro da família de cada um. Se hoje temos aqui, vereadores, advogados, jornalistas, presidentes de Câmaras, todos nasceram e cresceram dentro da uma Família”, lembrou dando inúmeros exemplos de como se deve proceder no lar para que os filhos não penetrem nesse mundo cão.

 

 

MATÉRIAS DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei 73/2017 – Altera Piso Salarial de Pessoal Efetivo do Município - Objetivo: contratação de Médicos através de concurso - conforme proporção de horas trabalhadas – Aprovado.

 

Projeto de Lei 74/2017 – Remoção de Veículos abandonados em via pública - Objetivo: Disciplina o uso de vias públicas – Aprovado.

 

Projeto de Lei 76/2017 – Abertura de crédito adicional suplementar R$ 198.000,00 -  Objetivo: Transferência de recurso para construção de Centro Cultural Comunidade Quilombola Apepu em convênio com a Itaipu Binacional – Aprovado.

 

Projeto de Lei 77/2017 – Que prevê o calçamento com Pedras Irregulares em convênio com a Itaipu na Estrada que dá acesso ao Sitio Arruda – incentivo ao Turismo Rural – Aprovado.

 

Projeto de Lei 78/2017 – Nova redação em artigos da Lei 1603/2017 - Objetivo: Política Municipal do Idoso de São Miguel do Iguaçu – Aprovado pela tramitação.

 

MATÉRIAS DO LEGISLATIVO

 

Indicação: 68/2017 de autoria do Vereador Wando, indica implantação do Programa Aluguel Social no Município São Miguel do Iguaçu -

 

Indicação: 69/2017 de autoria do vereador Professor Presa e Alfredo Mendes, indica Travessia elevada Avenida Willy Barth esquina com Geni Bongiolo

 

 

HORA DOS ORADORES

 

TRIBUNA LIVRE - Vilmar Soares Presidente da Assistência Social Bom Samaritano - 26/06 Dia Internacional do Combate às drogas - Tema: Famílias estruturadas é a cura para o fim das drogas e do tráfico

 

 

Leci Minosso
Leci Minosso Que vergonha
 · Responder · 2 h
Marilu Tombini
Marilu Tombini Parabéns a este nobre vereador. O povo devia ter orgulho de pessoas assim
 · Responder ·   · 1 h
Marizete Cantelli Oliveira
Marizete Cantelli Oliveira 👏👏👏👏👏Gaúcho estou com vc sempre,mesmo vc não estando aí
 · Responder · 1 h
Julio Ferreira
Julio Ferreira Quando alguns dos ainda candidatos me pediram o voto, e hoje compõem o legislativo, o que pedi para os mesmos era transparência no na administração, senhores vereadores, onde está a lisura desta casa?
 · Responder · 34 min
Ernani Fellini
Ernani Fellini Uma das funcoes do vereador é o de fiscalizar o executivo.
 · Responder · 24 min
Pedro Barbosa de Oliveira
Pedro Barbosa de Oliveira Era o que pregam nós comícios ,honestidade transparência ,aí quando o Gaúcho pede a respeito é cassado !
 
Neli Maceda
Neli Maceda certamente esses vereadores ainda vão querer se reeleger, dai vão ter a resposta que necessitam, vergonha, parabéns Gaúcho.

 · Responder · 1 h

 

Delci Elena Corbari Pereira
Delci Elena Corbari Pereira A ÉTICA, O moral, os princípios e valores, estão trocados por preço.... Mas, independente de crerem ou não, além dos limites de nossas retinas.... o mundo existe.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Giovana Claudia Rodighero
Giovana Claudia Rodighero Agora eu estava vendo uns arquivos antigos no meu computador e encontrei uns prints que dei em 20 de janeiro de 2016! A pessoa, funcionária publica, dizendo que "vai ter isso, vai ter aquilo, e se reclamarem vai ter tudo em dose dupla". Fiquei pensando: nada de nada do que ela disse concretizou ainda. Não tenho esperança nessa cidade. Acabou! Já era!
CurtirMostrar mais reações

 · Responder · 2 h

 

Elzira Burttet Ghellere
Elzira Burttet Ghellere Então São Miguel do Igueçú já não esta no mapa, então já era, como pode as pessoas só sabem falar mal dos outros;;;;;; boa noite;;;;;
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 5 h
Delci Elena Corbari Pereira
Delci Elena Corbari Pereira Tem muitos municipios, que só estão no mapa, não estão conseguindo fazer nada, porque o que é publico, muitas vezes custa mais caro e é podre.
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · Agora mesmo
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite