Antes mesmo do encerramento, já foi anunciada a data e as novidades da próxima edição, em 2018.
Da assessoria - fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional. O Festival de Turismo das Cataratas já tem datas e novidades para 2018. A 13ª edição será nos dias 20, 21 e 22 de junho, com pelo menos mais dois novos salões, que se somarão aos oito já tradicionais na Feira de Turismo e Negócios: um dos países árabes, que têm uma forte comunidade em Foz do Iguaçu e região; e outro para equipamentos de hotelaria, motelaria e equipamentos para o turismo de experiência.
O organizador do festival, Paulo Angeli, diz que a edição deste ano foi a maior da história, com 8.180 participantes e 54 caravanas (incluindo a de 44 jornalistas convidados), vindas de vários estados e dos países vizinhos. A Feira de Turismo e Negócios, entre as mais de 800 marcas, teve pela primeira vez um estande de um país africano, Angola, e do Ministério do Turismo da Argentina. As lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, ocuparam mais estandes e trouxeram atrativos para conquistar o público – entre eles, até um robô.
Na solenidade de abertura, na quarta-feira (28), estavam presentes dez ministros de Turismo, inclusive o do Brasil, Marx Beltrão. As autoridades vieram a Foz do Iguaçu para o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, evento atraído para a cidade justamente pela realização do Festival.
Itaipu e PTI
O Festival de Turismo das Cataratas conta com o patrocínio máster da Itaipu Binacional, que também apresentou o seu novo estande na Feira de Turismo, nos salões do Rafain Palace Hotel. O Parque Tecnológico Itaipu, que este ano fez parceria na promoção da maratona de programação de computadores Hackatour, também teve um estande muito procurado, que dividiu com o Complexo Turístico Itaipu.
Este estande, de 48 m², tinha uma réplica de três condutos forçados da usina (pelos condutos passa a água que vai movimentar as turbinas; na Itaipu, são 20 unidades geradoras e, portanto, 20 condutos). O espaço foi muito procurado para fotografias. O estande tinha ainda outro atrativo: óculos em 3D que oferecem um passeio virtual à usina.
Paraguai
O aumento na participação de comerciantes de Ciudad del Este na Feira de Turismo e Negócios, segundo Paulo Angeli, mostra que eles já compreenderam a importância de conquistar os turistas brasileiros, cuja vinda beneficia todo o Destino Iguaçu. Cinco shoppings de Ciudad del Este montaram estandes e outras lojas vieram em parceria com o órgão oficial de turismo do Paraguai, Senatur.
Num dos estandes, uma loja de produtos de informática e celulares conquistou o público com um robô, que dançava e se movimentava aparentemente ao comando de um controle remoto. Muita gente saiu dali na dúvida se era realmente uma máquina ou se dentro do “traje” do robô havia alguém. A cada apresentação mais pessoas se concentravam em frente ao estande, disputando espaço.
O encerramento das exposições estava marcado para as 20h. O Festival de Turismo das Cataratas terminaria com um jantar-show na Rafain Churrascaria Show, por adesão dos participantes.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.