Os visitantes do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) garantiram ao atrativo, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Excelência do TripAdvisor, um dos mais conhecidos sites de viagens do mundo. Em julho, o Polo teve outra conquista: o número de visitantes, entre os dias 1 e 13, foi mais do que o dobro do mesmo período do ano passado.
A premiação do TripAdvisor vem do reconhecimento dos próprios visitantes dos atrativos, a partir das avaliações feitas no site. “Passeio imperdível”, “visita maravilhosa” e “uma aula incrível” são alguns dos comentários feitos pelos turistas sobre o Polo Astronômico no TripAdvisor. Para o coordenador do Polo, Janer Vilaça, a certificação é positiva, mas significa mais responsabilidade.
Isso porque, segundo ele, é criada uma expectativa em relação ao atrativo, que precisa ser atendida. “Temos sempre que estar um ponto acima do que é a nossa referência. Então, para nós, isso é bom, é um reconhecimento. Mas, sobretudo, é preciso ter uma manutenção, para que a qualidade desse trabalho não caia”, destaca.
E a responsabilidade do Polo realmente aumentou, conforme mostram os dados: nos 13 primeiros dias de julho de 2017, 925 turistas visitaram o atrativo – número 109,25% superior ao mesmo período de 2016. O número de atendimentos também dobrou – foram 42 de 1 a 13 de julho deste ano, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 19. Um dos motivos para o aumento do fluxo de turistas foi a ampliação dos horários de visita – foram abertos dois novos horários, das 12h e 14h, além dos já existentes 10h e 16h. Mas o coordenador do Polo ressalta que a ampliação também foi motivada pelo aumento da demanda.
Outro ponto para o maior número de visitas foi a associação do Polo Astronômico com outras atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI). “Ao visitarem outro atrativo do CTI, o turista ganha desconto na visita ao Polo. Fizemos isso para estimular que as pessoas conheçam a cultura científica e a Astronomia em particular”.
Tratamento especial
Janer acredita que o reconhecimento dos turistas é consequência do tratamento especial dado aos visitantes, que recebem uma série de informações sobre Astronomia. “Criamos uma relação em que o turista não tem uma leitura do que acontece no Polo apenas por si, mas há uma interrelação entre ele e a monitoria”.
A equipe do Polo, segundo o coordenador, também busca levar o conhecimento de uma forma que ele possa ser aplicado pelo visitante no cotidiano. “Tratamos de uma Astronomia que está no nosso dia-a-dia, nas mudanças que vemos ocorrendo ao longo da semana, do mês, do ano. Por essa razão, o turista vê pertinência no que está sendo dito e retorna para a sua rotina com essa vivência”, complementa Janer.
Foz do Iguaçu, 18 de julho de 2017.
Parque Tecnológico Itaipu
www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil