Provas serão no dia 6 de agosto. Há oportunidades para cargos com formação universitária, técnica e ensino médio.
O processo seletivo para o preenchimento de 12 cargos na margem brasileira da usina de Itaipu teve 11.546 inscrições. As inscrições se encerraram no dia 11 de julho, no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br).
As provas estão marcadas para o dia 6 de agosto (domingo), em Curitiba e Foz do Iguaçu. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 2 de agosto, também no site do Núcleo de Concursos da UFPR. No documento, o candidato terá acesso a todas as informações necessárias para fazer a prova – como horário e local.
As vagas são para cargos com formação universitária, técnica e ensino médio, incluindo reserva para Pessoas com Deficiência e Pessoas Negras. O processo seletivo também prevê o preenchimento de cadastro reserva.
Os salários bases vão de R$ 2.970,98 a R$ 6.602,74. Para as vagas de Foz do Iguaçu serão acrescidos 13% ao salário base (adicional regional).
Para os cargos de nível universitário, as oportunidades são para profissionais formados em Administração; Computação ou Informática; Engenharia Cartográfica e de Agrimensura; Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda e Computação e Informática (área de atuação Geoprocessamento).
Para o nível técnico, as vagas são para Técnico em Eletrônica ou Eletroeletrônica ou Mecatrônica; Técnico em Elétrica ou Eletrotécnica ou Eletromecânica (áreas de atuação: operação de usina e manutenção elétrica); Técnico em Saneamento ou Técnico Químico e Técnico com habilitação para realizar atividades técnicas de Topografia ou Geodésia ou Cartografia ou Agrimensura ou Geomensura.
Para o cargo de nível suporte, a vaga é para formação de nível médio.
O edital do processo seletivo pode ser consultado no site do Núcleo de Concursos da UFPR ou no portal de Itaipu na internet – no endereço https://www.itaipu.gov.br/processoseletivo/processos-seletivos (processo seletivo 1008/UFPR).
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.