Podem participar do evento professores, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais da área de combustão. Haverá dois cursos intensivos, com duração de 20 horas, sobre “Combustão de biocombustíveis” e “Modelagem do transporte e cinética química na combustão de biocombustíveis”. Entre os temas a serem apresentados em mesas-redondas e palestras estão “Oportunidades em biocombustíveis para o setor industrial”, “Geração de eletricidade por combustão e gaseificação e biomassa” e “Uso de biodiesel em Motores de Combustão Interna”.
Segundo o professor da UNILA Fabyo Luiz Pereira, uma das motivações para a realização da Escola de Combustão em Foz do Iguaçu é a existência de um forte setor agroindustrial na região. “Os grandes frigoríficos consomem lenha ou outro combustível nos processos industriais – 90% da conversão energética do mundo envolve combustão. O objetivo é que a Escola sirva de oportunidade para colocar a academia em contato com engenheiros da região que têm problemas relacionados a processos de combustão”, explica. Outro objetivo, segundo ele, é a possibilidade de formatação de pesquisas ou a formação de grupos de estudo para a solução de problemas locais.
Além disso, lembra Pereira, a realização da escola no PTI leva em consideração o projeto com biogás da Itaipu - com uma planta que vai começar a operar em agosto - e o curso de Engenharia de Energia da UNILA. “É uma oportunidade de termos cursos ministrados por professores que fazem parte da RNC, e os alunos poderão ter contato com pesquisadores que estão há mais de duas décadas estudando o tema”, explica.
Para outras informações sobre o evento, acesse redenacionaldecombustao.org. Dúvidas podem ser enviadas para escoladecombustao2017@gmail.com.
Serviço:
6ª Escola de Combustão
Data: 7 a 11 de agosto
Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI)