Comunidade Guarani do Oeste do Paraná lança relatório de violências no Dia Internacional dos Povos Indígenas
No dia 9 de agosto (quarta-feira), Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) lança Guaíra & Terra Roxa: Relatório sobre violações de direitos humanos contra os Avá Guarani do Oeste do Paraná. O relatório será apresentado às 10h na Escola Mbyja Porã da Aldeia Marangatu, município de Guaíra. Após a apresentação, as comunidades sairão em ato, marcado para as 14h, para protocolar a entrega do relatório nos órgãos públicos da região.
A pesquisa, realizada desde 2015, tem como principal objetivo sistematizar e denunciar as graves violações de direitos humanos sofridas pelos mais de 1.600 Avá Guarani dos municípios de Guaíra e Terra Roxa que reivindicam o reconhecimento de seu território tradicional.
A publicação revela a negação de direitos básicos fundamentais, tais como o acesso à água, ao saneamento básico e aos serviços de saúde e educação. Além disso, compila os diversos casos de violências físicas, agressões, tentativas de assassinato e os inúmeros casos de preconceito contra indígenas no Oeste do Paraná.
As informações foram coletadas principalmente em entrevistas realizadas com os próprios Guarani das 14 aldeias dos municípios de Guaíra e Terra Roxa. Também foram colhidos depoimentos de pessoas que trabalham diretamente com as comunidades e consultados os processos judiciais que envolvem as aldeias e seus membros.
O relatório é uma iniciativa da Comissão Guarani Yvyrupa, organização que representa o povo Guarani no Sul e Sudeste do Brasil.
Lançamento de Guaíra & Terra Roxa: Relatório sobre violações de direitos humanos contra os Avá Guarani do Oeste do Paraná
Data: 9 de Agosto (Quarta-feira), às 10h
Local: Escola Mbyja Porã da Aldeia Marangatu
Rua dos Bandeirantes, s/n°, município de Guaíra – PR
Ato para protocolar entrega do relatório
Data: 9 de Agosto (Quarta-feira), às 14h
Local: Saída da Aldeia Marangatu para o centro de Guaíra