Exercício teve a participação de todo o contingente que circula pela Casa de Força e abriu a Sipat 2017 – a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
Da Assessoria - fotos: Alexandre Marchetti/ Itaipu Binacional - Mais de mil empregados e empregadas de Itaipu Binacional participaram de um simulado de incêndio e abandono da usina, na manhã desta segunda-feira (14). O exercício mobilizou todo o contingente que circula pela Casa de Força. A atividade abriu a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de 2017.
Segundo a Comissão Gerencial Permanente do Plano de Ação de Emergências (PAE), o resultado foi bastante positivo. Neste ano, a novidade foi o sistema de transportes, pela primeira vez posto à prova durante o treinamento.
“De forma geral, a avaliação foi muito boa”, disse o coordenador do Grupo de Análise do Abandono da Casa de Força do PAE, Henrique Ribeiro, da Divisão de Operação da Usina e Subestações. “Não teve atropelos e nem empurra-empurra. Todos saíram de forma organizada e no tempo esperado”, ressalta.
Durante o exercício, assim que soou o alarme, todos os que circulam pela área industrial seguiram as orientações dos brigadistas e saíram pela pista da cota 144, a jusante, em direção às imediações da guarita da Segurança Empresarial da margem esquerda (lado brasileiro da usina), onde se concentraram.
Em seguida, chegaram os ônibus que conduziram todos ao Cineteatro dos Barrageiros – espaço que receberá a programação da Sipat 2017 na usina durante toda a semana.
A participação da Divisão de Transportes recebeu uma consideração à parte. “A ideia era obter uma noção da logística necessária e tudo correu muito bem. Os ônibus pararam no local correto, ao lado do estacionamento, na margem esquerda (lado brasileiro da usina). A expectativa é que no próximo ano o exercício seja repetido na margem direita”, disse Ribeiro.
Sipat 2017
A Sipat acontece de 14 a 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Cineteatro Barrageiro, com inúmeras palestras e atividades relacionadas à segurança no trabalho. Em Curitiba, a programação ocorre no Edifício Parigot de Souza. O jogador de vôlei Giba é uma das estrelas da semana. A programação é fechada.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.