Escola Municipal Monteiro Lobato participa de projeto-piloto desde julho deste ano
Transformar o ensino da ciência na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, com atividades mais lúdicas e experimentais, é a proposta da parceria firmada entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Banco do Brasil. Na manhã desta terça-feira, 15, foi assinado um protocolo de intenções entre as instituições que dá início à formação de professores, por meio de um projeto-piloto na Escola Municipal Monteiro Lobato, do bairro Porto Belo.
A metodologia na qual os professores serão capacitados, pela equipe do Estação Ciência do PTI, é a do ensino por investigação, que prevê uma participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem das ciências. Na Escola Monteiro Lobato, o projeto vem sendo desenvolvido desde julho deste ano e terá duração de um ano. A intenção é que a iniciativa seja estendida a toda a rede municipal de ensino.
Além da formação teórica e prática, os professores também vão receber assessoria pedagógica para aplicação das atividades e da metodologia do ensino por investigação. O gerente do Estação Ciência, Willbur Rogers de Souza, afirmou que essa estratégia "estimula o pensamento crítico, uma visão de ciências um pouco mais experimentativa, um aprendizado de fato com a 'mão na massa'”. Ele colocou o espaço à disposição dos docentes, para que seja uma extensão da sala de aula.
O diretor superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig, mencionou a satisfação em participar da assinatura do projeto, tendo apreço pela educação por sua experiência como secretário de Estado de Educação entre 1995 e 1998, no governo de Jaime Lerner. “Tenho um carinho especial pela educação, por ter vivenciado as necessidades das escolas, dos professores e dos alunos”, afirmou.
Wahrhaftig comentou ainda que o PTI se adiantou a uma tendência que hoje é global, dos parques tecnológicos participarem ativamente do desenvolvimento do território, e reforçou a intenção de estender o projeto de formação de professores para todas as 51 escolas do município. “Educação lá no PTI é prioridade”, destacou.
Parceria estratégica
O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, contou que, diante da situação do município, nos primeiros meses de governo a estratégia foi buscar apoio dos governos federal e estadual, das instituições e da Itaipu Binacional. “A grata surpresa foi essa aproximação extraordinária com a Itaipu e, particularmente, com o PTI”, salientou. Ele destacou a importância dos projetos que vêm sendo planejados em parceria – entre eles, por exemplo, a construção do Mercado Municipal, oficializada na última semana. O prefeito afirmou ainda que a educação é um pré-requisito fundamental para o desenvolvimento humano e que a parceria vai possibilitar a inovação do saber.
O secretário municipal de Educação, Fernando Ferreira de Souza, reforçou que a formação dos professores no ensino por investigação vai permitir também que os alunos tenham contato com as estruturas do PTI. “Haverá a possibilidade de as crianças conhecerem esses espaços tecnológicos tão importantes e disponíveis no nosso município. Muitas dessas crianças, inseridas no seu contexto, talvez não tivessem naturalmente acesso a tudo isso."
O curso do Estação Ciência foi certificado em 2015 pela Fundação Banco do Brasil como “tecnologia social”. Essa certificação é o reconhecimento de produtos, técnicas ou metodologias replicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
Luiz Carlos Vieira, representante da Fundação Banco do Brasil, agradeceu ao PTI e à prefeitura por terem “abraçado a causa” e estarem desenvolvendo esse projeto com as escolas municipais.
Grande expectativa
Diretoras de três escolas municipais participaram da assinatura do protocolo de intenções de forma simbólica – representando toda a rede municipal de ensino, realizada na Escola de Governo de Foz do Iguaçu na manhã desta terça-feira. A coordenadora pedagógica da Escola Monteiro Lobato, onde as atividades do projeto-piloto já foram iniciadas, comentou que os professores estão participando com muito entusiasmo e expectativa. Embora a iniciativa tenha data para término, ela ressaltou que é um aprendizado que terá longa duração.
Legendas das fotos:
1 – Assinatura do protocolo de intenções do projeto foi realizada na Escola de Governo na manhã desta terça-feira, 15.
2 – Diretor superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig, reforçou a intenção de estender o projeto para toda a rede de ensino municipal.
3 – O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, salientou a importância dos projetos que vêm sendo realizados em parceria com o PTI.
Foz do Iguaçu, 15 de agosto de 2017.
Parque Tecnológico Itaipu
www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil