Em 2016, sete cursos da UNILA já figuravam no ranking: Geografia; Letras - Artes e Mediação Cultural; Relações Internacionais e Integração; Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina; Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento; História - América Latina; e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.
Neste ano, foram estrelados mais seis cursos, totalizando 13. Confira a lista completa:
Quatro estrelas (muito bom):
Cinema e Audiovisual
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina
Engenharia Civil de Infraestrutura
Letras – Artes e Mediação Cultural
Relações Internacionais e Integração
Saúde Coletiva
Três estrelas (bom):
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
Engenharia de Energia
Geografia – Bacharelado
História – América Latina
Música
UNILA subiu de 7 para 13 cursos estrelados
Conforme observa o pró-reitor de Graduação, Lucio Flavio Gross Freitas, a ascensão da UNILA no ranking é notável: quase dobrou do ano passado para cá. “E, ao considerar também o percentual de cursos total da Universidade, temos mais de 50% dos cursos entre bons e ótimos, de 3 a 4 estrelas”, destaca. Para ele, “esse ranking só demonstra cada vez mais a relevância que os nossos cursos possuem e a qualidade deles, e a gente fica muito feliz, porque demonstra o reconhecimento de um trabalho árduo que os cursos e a Instituição têm feito para a qualidade do nosso ensino superior público e de qualidade”.
Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Ulisses Bobadilla Guadalupe, o curso ter recebido quatro estrelas (equivalente a “muito bom”) é motivo de orgulho. “É uma grande satisfação, visto que isso reflete todo o trabalho docente e discente realizado em prol do curso. Além do mais, esse reconhecimento nos compromete a dar continuidade ao trabalho, buscando sempre melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, dia após dia”, complementa.
A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual - que também foi contemplado com quatro estrelas -, Virgínia Flores, destacou que este reconhecimento é muito importante, principalmente num momento em que o curso vem se estruturando e se consolidando. “Ficamos muito felizes, pois o nosso curso está produzindo muito, evoluindo, fortalecendo-se, e finalmente mostrando a sua cara”, pontuou, lembrando que a UNILA este ano receberá um importante evento da área, o Forcine - https://www.unila.edu.br/noticias/forcine.