Palestra é gratuita e acontece na próxima sexta-feira (22).
Da Assessoria - Na próxima sexta-feira (22), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebe a visita do professor doutor Tim Karlsson, que ministrará a palestra “Desenvolvimentos e direcionadores para hidrogênio e pilhas de combustível na economia”. A apresentação será realizada no Auditório César Lattes, às 10h30, e é aberta a todo o público interessado.
Como diretor executivo da Parceria Internacional para Hidrogênio e Pilhas de Combustível na Economia (International Partnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy – IPHE), Karlsson irá expor um panorama do desenvolvimento atual dos estudos em hidrogênio a nível mundial. Também irá pontuar os principais aspectos da economia do hidrogênio, os desafios tecnológicos que vem sendo superados, e fatores específicos que devem ser explorados para aprimorar os avanços do campo. O IPHE é hoje uma das maiores instituições de estudo do hidrogênio, e trabalha sobre a questão econômica e energética do elemento.
Para o gerente do Núcleo de Pesquisas em Hidrogênio do PTI, Ricardo José Ferracin, o encontro promove uma construção coletiva de conhecimento sobre a área e a possibilidade de fortalecer parcerias com outras instituições que desenvolvem pesquisas no campo. “O PTI desenvolve diversas ações que ocorrem em paralelo, buscando fortalecer toda a estrutura de desenvolvimento de pesquisa sobre o tema do hidrogênio”, pontuou Ferracin. “Prospectar parcerias com instituições que estão na vanguarda do desenvolvimento podem auxiliar na capacidade de contribuir com nosso trabalho a nível internacional”, concluiu.
A palestra é gratuita e as inscrições devem ser realizadas na página webforms.pti.org.br/palestradrtimkarlsson. A mostra é uma realização do IPHE em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia do Rio de Janeiro (Coppe) e com o PTI. A palestra também compõe o cronograma de divulgação da 22ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio, marcada para junho de 2018, no Rio de Janeiro.
O Parque Tecnológico Itaipu - PTI
Criado em 2003, o PTI surgiu a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, na qual foram incorporadas ações para impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia, inovação, educação e turismo. O PTI está instalado nos antigos alojamentos dos operários que construíram a Usina de Itaipu, esses espaços deram lugar a universidades, escritórios, centros de pesquisa, salas de aula, laboratórios e incubadora de empresas. Todos os dias, passam pelo PTI mais de 6 mil pessoas. Os resultados são vistos na excelência de operação da Usina de Itaipu, nas alternativas criadas para geração e armazenamento de energia, na formação de capital intelectual para a região oeste do Paraná, com a viabilização de mestrados e doutorados, na fixação de startups de base tecnológica e no desenvolvimento de um modelo de operação turística que financia essas iniciativas. A atuação do PTI impacta diretamente na geração de postos de trabalho, atração de investimentos, formação de pessoas e qualidade de vida para a população como um todo.
Serviço
Palestra: “Desenvolvimentos e direcionadores para hidrogênio e pilhas de combustível na economia: o IPHE”
Data: 22 de setembro de 2017
Local: Auditório Cesar Lattes – Parque Tecnológico Itaipu
Horário: 10h30
Entrada: Gratuita
Inscrições: webforms.pti.org.br/palestradrtimkarlsson
Foz do Iguaçu, 18 de setembro de 2017.
Parque Tecnológico Itaipu
pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil