Itaipu Binacional é patrocinadora de evento que discute tecnologias sociais relativas a habitações e espaços públicos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), campus do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), dias 10 e 11 de outubro. As inscrições para as oficinas pré-evento estão abertas até o dia 4.
O 1º Encontro Internacional do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) reúne em Foz do Iguaçu alguns dos principais pesquisadores do Brasil e do mundo em tecnologias sociais aplicadas a Arquitetura e Urbanismo, em intersecção com arte, cultura, memória e meio ambiente.
1º Encontro Internacional do Maloca
Organizado por membros do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o encontro conta com Grupos de Trabalhos em diálogo com as seguintes linhas de pesquisa: 1_ensino de Arquitetura e Urbanismo na América Latina; 2_hábitos de morar e de construir no contexto latino-americano; 3_políticas públicas, território, direitos humanos e sociais na América Latina. Além das oficinas e dos Grupos de Trabalho, o Encontro apresenta mesas-redondas e exposições.
Inscrições
Estão abertas as inscrições tanto para o encontro quanto para as oficinas pré-evento, gratuitamente, pelo link https://inscreva.unila.edu.br/. A inscrição é fundamental para autorizar a entrada na barreira do PTI, garantir vaga no transporte (quando for o caso) e emissão de certificados. As inscrições estão abertas apenas até o dia 04/10.
Conferencistas
Estão confirmadas as presenças, dentre outras, de:
- PatriciaAnahory (África Architectural Awards 2017), pesquisadora da relação entre gênero, sociedade de controle e arquitetura, nos Estados Unidos, Portugal e Cabo Verde.
- Daniel Schavelzon (Universidad de Buenos Aires/Argentina), doutor em arquitetura pré-colombiana. José Afonso Portocarrero (UFMT/Brasil), especialista em habitação indígena e edificações com eficiência energética.
- Pedro Arantes (Unifesp/Brasil), especialista em reforma urbana, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.
- Fábio Velame (UFBA/Brasil), especialista em direito à cidade e líder do grupo de pesquisa EtniCidades.
- Andréia Moassab (Unila/Brasil), líder do Maloca, arquiteta e urbanista com experiência de consultoria pública no Brasil e na África pelas Nações Unidas.
Oficinas
Serão ministradas 07 oficinas no dia 9 de outubro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) ou com saída a partir dele. Cada pessoa pode se inscrever gratuitamente em uma oficina por período. Vagas limitadas, por ordem de inscrição.
São 4 oficinas no período da manhã, com os seguintes temas:
- Mapeamentos culturais como instrumento de gestão pública e privada da cultura
- Etnografia de acessibilidade na Tríplice Fronteira
- Espaços religiosos de matriz africana na Tríplice Fronteira
- Espaços de acolhida e segurança de corpos dissidentes
E 3 oficinas à tarde:
- Paradigmas da visualidade na América Latina
- Protagonismo da mulher negra na relação entre arquitetura e espaços sagrados
- Tecnologias sociais na construção de paredes ecológicas
Ministrantes das oficinas
Dentre o pessoal que ministrará as oficinas do 1º Encontro Internacional do Maloca, estão: Ana Paula do Val, pesquisadora, professora e consultora de diversas instituições públicas e privadas sobre diversidade cultural:
- Joice Berth, arquiteta e urbanista especialista em direito urbanístico e colunista da CartaCapital.
- Marina Galdino, mãe de santo do Candomblé e ativista da rede de mulheres negras do Paraná.
- Bruno Oliveira e Iran Giusti, membros da Casa1, São Paulo.
- Estela Ramos, pesquisadora da formação de bairros negros no Brasil e na África e de patrimônios culturais em comunidades negras rurais.
Os conteúdos completos trabalhados em cada oficina e biografia da totalidade de seus/suas ministrantes podem ser acessados no seguinte link: https://encontromaloca.wordpress.com/oficinas/.
SERVIÇO
1º Encontro do Maloca
10 e 11 de outubro de 2017 | Oficinas pré-encontro: 9 de outubro de 2017
Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) | Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
Patrocínio
Itaipu Binacional
Realização
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) | Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca)
Apoio
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da UNILA | Afoxé OgúnFúnmilaiyó | 3 Margens Cinema & Audiovisual
Site do evento: https://encontromaloca.wordpress.com/
Contatos
Andreia Moassab [CAU] (45) 99136-4029 andreia.moassab@unila.edu.br | Celine Veríssimo [CAU] (45) 99824-4547 celine.verissino@unila.edu.br| Gabriel Cunha [CAU] (45) 98429-9562 gabriel.cunha@unila.edu.br|: Maurício Santos [IELA] medianeira.mauricio@gmail.com| Dinora Rodríguez [PPGPPD] dinorabrodriguez@gmail.com
Assessoria
Ana Silvia Fonseca (45) 99924-2629, ana.fonseca@unila.edu.br