Quando paramos para analisar o extraordinário efeito que o SABER provoca em nós e no mundo à nossa volta, é que vemos a real importância do PROFESSOR em nossas vidas...
Espero que um dia a sua profissão tenha o mesmo status de um Ministro de Estado, afinal, foi pelas suas mãos que todas as outras profissões conquistaram o seu diploma, a sua especialização..., a todos a minha eterna gratidão – em especial aqueles que fazem da sua PROFISSÃO uma missão de VIDA...
Falando em 15 DE OUTUBRO, Dia do Professor, a cerca de uns vinte dias atrás, recebi a visita do professor de filosofia Agenor Peron Dorigon.
Ao vê-lo entrando na sala de redação, o que me chamou a atenção foi a sua alegria contagiante – aparentando uns 20 anos mais novo, mais leve...
De imediato, já fui lhe dizendo:
- Não me fale nada, posso imaginar que “aquelas sombras” já fazem parte do passado – foste absolvido e o processo já tramitou em julgado?
Com a voz embargada pela emoção, ele meio que balbuciou: “Eu te disse deste o início que Deus é Mais e que JUSTIÇA seria feita...”
E na sequência, já foi emendando: “Hoje é o meu primeiro dia de aula, depois de ter ficado afastado por todo esse tempo, sem poder exercer o que escolhi como um projeto de vida – exercer com dignidade a missão de ser PROFESSOR. E o mais importante – apesar de toda a calúnia, de toda a maldade que fizeram comigo, estou com a alma e o coração preenchido por uma profunda paz, me sinto leve e não tenho um pingo de raiva ou de ódio contra quem quer que seja”, me disse ele.
Naquele exato momento, eu fiz umas anotações e escrevi essa matéria – quando já estava quase colocando no site para publicação, foi que veio uma espécie de reflexo mental/espiritual que dizia: “...espere, publique isso no Dia do Professor!
Em minha opinião, uma das palavras mais lindas, chama-se misericórdia. De origem latina, ela nasce na junção de duas outras e significa o ato de oferecer amor como remédio ao sofrimento alheio. Depois dessa sua reação, eu voz digo: Que esse mesmo Deus que você nos dizia que é “Mais”, tenha misericórdia e preencha os corações desses que tentaram em vão destruir o seu nome, a sua reputação.
E te peço do fundo do coração – não deixe de ser o que você é – não deixe de tratar com amor e carinho os seus EDUCANDOS. Nada é mais lindo do que no exercício da nossa profissão, depositarmos o coração junto com as nossas ações. Como nos ensina o Mestre: “Quem anda pelo lado ensolarado da Estrada não precisa temer a escuridão. O perfume das flores atrai passarinhos e borboletas; o odor do esgoto o infesta de baratas e ratos. Assim escolhemos quem nos acompanha”.
Um grande abraço, meu amigo de fé, meu irmão camarada!