Como é do conhecimento de todos – a menos de 20 dias para o final de ano, a população de São Miguel e região foram surpreendidas pelo Decreto nº 420/2017, assinado pelo alcaide, Claudiomiro da Costa Dutra, comunicando de que o Terminal Turístico Balneário Ipiranga, a partir daquela data está fechado para Reformas e só deverá ser reaberto em agosto do próximo ano.
Em matéria divulgada no site da própria prefeitura, o prefeito e a sua equipe explica que “em breve o Terminal Turístico Balneário Ipiranga voltará a ser um dos melhores da região, pois estará recebendo nos próximos dias mais de dois milhões de reais em investimentos”, dinheiro esse, segundo eles, que será repassado pela Itaipu Binacional, em convênio que ainda será assinado no dia 18 desse mês.
As pessoas leigas, que veem uma notícia dessas, no primeiro momento podem até se sentirem felizes com o numerário de dois milhões de reais para investimentos no setor. Mas o buraco é bem mais embaixo e, o que parece ser na superfície um ato de bondade e responsabilidade administrativa, não condiz com a realidade de possíveis tramas arquitetas nos bastidores com muita antecedência.
Como assim? Sim! Notícias extraoficiais que nos chegam é que, por detrás dessa TAL REFORMA, pode estar camuflada a expertise de malandros que veem numa temporada como essa, de muito sol e calor, o momento certo para puxar a brasa para o seu assado e assim, agregar um pouco mais de números para pagar possíveis dívidas de campanha – que estão a ano luz dos olhos da Justiça Eleitoral – e que ainda se encontram pendentes.
Notícias falsas ou verdadeiras? É fato publico e notório que em nossa cidade nos bastidores da política já se rolou de tudo um pouco. Casos gravíssimos envolvendo intimidações, ameaças de mortes e tudo mais - muitos, ainda estão pendentes e que merecem uma investigação muito mais profunda e rigorosa. Motivo pelo qual, as pessoas tem medo de se identificar. Elas nos relatam o fato, e pedem pelo “amor de Deus” para que o seu nome não apareça. Estamos divulgando isso, usando a Lei que protege o sigilo da fonte na nossa profissão.
Como órgão de imprensa, a nossa missão é ouvir, sentir e relatar com a maior isenção, para que os fatos sejam esclarecidos com rapidez e com o mais absoluto rigor, tendo em vista que o que está em questão é de interesse público, coletivo e, envolve recursos públicos e até mesmo desvio de função.
O que estou relatando aqui, tendo em vista a sua gravidade, antes de tornar pública a matéria no site, tomei o cuidado de protocolar junto ao Ministério Público. E, estou repassando essa matéria para outros órgãos que direta ou indiretamente estão envolvidos neste setor, inclusive a Itaipu Binacional.
As informações que nos chegam é de que, essa história de que o Balneário está sendo fechado para reformas, é balela. Não temos como comprovar, como já dissemos acima, as pessoas tem medo de se identificar. Mas, ligando os fatos, o que vemos é que essas denúncias procedem, tendo em vista que, uma análise mais profunda envolvendo a própria notícia publicada pela Prefeitura Municipal a respeito deste fechamento, verifica-se que estão mentindo, omitindo a verdade dos fatos.
Vamos por parte. Se o convênio vai ser assinado no próximo dia 18 de dezembro, até se procederem aos atos licitatórios para definir qual a empresa que vai ganhar a concorrência pública para tocar as Obras de Reforma e receber a ordem de serviço, vai levar no mínimo 90 dias.
Isso por si só, já não justifica o Fechamento do Terminal em pleno final de ano, onde se sabe que centenas de famílias acampam lá por cinco, dez, quinze dias com mala e cuia para saborear o frescor da natureza e retirar o stress acumulado durante o ano.
Por que fecharam o Terminal, então?
As informações que recebemos deveriam fazer parte de um filme de suspense, tipo Jogo Duro, estrelado por Bem Affleck e Charlize Theron, que é repleto de viravoltas e que deixa o público alucinado até chegar num final que você nunca imagina o que é.
O nome desse filme de suspense local, original e nada informal, poderia ser chamado de a VASSALAGEM, onde de um lado os “vassalos” que se venderam no último pleito, estariam fazendo chantagem para receberem recursos prometidos ainda no acerto pré-campanha eleitoral de 2016, envolvendo a cadeira do vice com o objetivo de “cacifar os votos” necessários que pudessem levar o atual prefeito a reeleição, como de fato aconteceu.
Tudo preparado
Segundo essa fonte, essa notícia de que o Fechamento seria as Obras de Reforma que ainda vai acontecer, é falsa e tudo foi feito para esconder as reais intenções. “A Itaipu não tem nada a ver com isso. Tudo foi tramado nos bastidores. É possível, inclusive, que algum tipo de produto pode ter sido usado para que o PH da água do Redondo do Terminal fosse alterado e nas análises feitas, estaria fora de condições de uso”, relata a fonte, que pede para não se identificar, por motivos óbvios.
Para esconder esses fatos todos e, nas reticências legitimar as aparências mesmo tendo que chamar a população de “ignorantes”, em matéria divulgada no site da prefeitura, o Executivo, afirma:
“O Balneário Ipiranga voltará a ser o ponto turístico mais visitado das praias artificiais do Lago de Itaipu. Tudo porque irá receber nos próximos dias mais de dois milhões de reais em sua total revitalização”, diz a matéria.
O dinheiro, segundo eles vêm da Itaipu e o convênio vai ser assinado no próximo dia 18 de dezembro. Todos sabem que quando se trata de obras e licitações envolvendo dinheiro público tem todo um tramite burocrático obrigatório para se cumprir. Se o convênio vai ser assinado no próximo dia 18, nós vamos ter no mínimo 90 dias para se iniciar qualquer movimentação lá dentro, tendo em vista que é preciso licitar a obra e mesmo depois de licitada, tem todo um tramite que deve ser cumprido.
A Reação da População
Nos bastidores, a notícia que nos chega é que a própria população – “não queremos participação de políticos, são todos safados” – dizem eles, estão se preparando para visitarem o Terminal Turístico nos próximos dias e fazer um ‘PIQUINIQUE’ lá dentro. “aquilo lá é do povo. Se não encontrarmos amparo na Justiça, vamos fazê-la com as nossas próprias mãos”, avisam.
Tentando apaziguar os ânimos, sugeri a um deles que incluíssem nessa Comissão que estão formando, pelo menos um biólogo, que pudesse ir lá e conferir o “PH” dá água e, se possível, fazer um exame minucioso para ver se algum produto realmente foi usado para a sua possível adulteração. “Ótima sugestão. Quem você poderia nos indicar?”
Por telefone, tentei entrar em contato com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Presa, para relatar esses fatos e ver qual a sua opinião. Ele não se encontrava na Câmara e segundo a secretária Cristina, estaria naquele momento participando de um evento na Escola Parigot.
Ela me passou o seu celular e por duas vezes, caiu na Caixa Postal.
As perguntas que iríamos fazer a ele:
Como presidente do Legislativo Municipal e legítimo representante do povo, como você vê o fechamento do Terminal Turístico em plena temporada de verão, levando-se em conta que é o único local do município onde a população pode passar um final de ano de lazer, sem ter que se deslocar para outros centros, onde o custo é muito mais alto, correndo risco inclusive de acidentes nas falidas estradas do país?
Em sua opinião, essa informação de que pode haver interesses escusos por detrás desta decisão, procede ou é intriga da oposição?
O presidente se quiser, poderá usar o espaço no final da matéria para dar satisfação às pessoas que o elegeram.
O OUTRO LADO
Do outro lado, acredito que o Decreto 420 é pontual e nas entrelinhas subentende-se que ele fala por toda uma Administração que, pelo visto, não quer se manifestar a respeito, tendo em vista que está circulando em nosso site uma matéria com ampla repercussão e, até agora, não apareceu nem uma voz solidária ao atual Governo. O clima é de revolta geral entre a população.
Nossa fechar a praia justo na temporada de verão e final de ano Onde todos tam de férias e podem usufruir do local porque não fizeram isso no inverno. Pouco estranho e revoltante! !!!!