Acompanhamos hoje pela manhã (15), a visita que os alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Nemoingo da Aldeia Avá Guarani de Santa Rosa do Ocoí, fizeram as dependências da AABB de São Miguel do Iguaçu. Cerca de 350 alunos nos dois dias de visita do Eja – Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio desfrutaram de momentos de pura interação e sociabilidade através do lazer e recreação. Entre os presentes, a Diretora da Escola, professora Cleonice, alunos e professores.
Segundo o Professor Marcelo, que a quatro anos trabalha nesta Escola junto a Comunidade Indígena, esse tipo de encontro é realizado todos os anos. Mas, no seu ponto de vista, seria importantíssimo que atividades como essa fora da sala de aula, entrelaçadas com jogos, lazer e recreação, organizada e dirigida fossem realizadas com bem mais frequências.
“Atividades assim – seja através das brincadeiras ou dos jogos, requer ação; é muito mais atraente para eles por que contrasta com aquela rotina do dia a dia em sala de aula”, lembra Marcelo.
No seu ponto de vista, mesmo exausto, eles voltam para casa e para a própria sala de aula, mais motivados. “Toda criança adora o lúdico. Essa alegria proporcionada por momentos assim, num espaço como esse com muito ar puro e diversão, termina por provocar relações afetivas muito mais positivas no todo”, ressalta, destacando ainda a importância da presença dos professores.
Nem precisa ser pedagogo ou um especialista no assunto para notar os benefícios que momentos assim proporcionam aos educandos. Seja apenas observando, dialogando ou interagindo com eles de alguma forma é fácil notar a importância da ludicidade com o processo de aprendizagem.
No sorriso, no ar de satisfação estampado na face de cada um podemos ver como a socialização, a afeição, a motivação, a criatividade e a cognição se relacionam para que o aprendizado proporcione um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades das crianças nas séries iniciais.
Professora Cleonice, Diretor da Escola e o professor Hilário Alves
Professores acompanhando a visita, entre os presentes Marcelo, Márcia Lovani, Salete, Alcione, Josiane, Lídia, Silvia, Francisco Pereira, Francisco Volgado, Simoni, Marli, Delia, Jandrieli, Leícia Rosilda, Hilário e Adriel.
As crianças participando das brincadeiras com alegria e entusiasmo
A garotada batendo uma bolinha
Professor Adriel com a sua turma aquecendo para baterem uma bolinha
Professora Delia Martins, nascida em São Miguel, Aldeia Avá Guarani, pedagoga da Unioeste.
Essa galera aí só navegando....