Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Comunidade universitária homenageia estudantes vítimas de acidente na BR-277
  Data/Hora: 18.dez.2017 - 21h 47 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Uma noite de poesia, música e lembranças. Foi assim que estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) homenagearam os quatro colegas que faleceram na manhã de sábado (16) em um acidente na BR-277. A vigília, que ocorreu na noite de domingo (17), em frente ao Bosque Guarani, também reuniu servidores da Universidade e amigos das vítimas, que levaram fotos, flores e velas para lembrar os alunos Rafael Gomes (Cinema e Audiovisual), Sid-Nilson Alves Teixeira (Letras – Artes e Mediação Cultural), Mijael Pavel Aguirre (peruano, formando em Arquitetura e Urbanismo e matriculado no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) e Raquel Farias Stern (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina).

 

O acidente ocorreu por volta das 9h de sábado (16), próximo à cidade de Céu Azul, na BR-277. O grupo viajava a bordo da Kombi Magnólia, veículo que percorreu quatro países durante a produção da websérie “Magnólia vai”, dirigida pela aluna Raquel Stern, e que foi premiada no Rio WebFest.

 

No local, também faleceu Raul Casari, que viajava com os discentes. A estudante Besna Yacovenco (uruguaia, formada em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina e aluna do Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina) e o médico Bruno Costa Sicuro de Moraes ficaram feridos. Ambos estão internados no Hospital Universitário de Cascavel e não correm risco de morte. Uma comitiva da UNILA permanece em Cascavel prestando apoio aos feridos e seus familiares.

 

Ainda no domingo (17), os corpos começaram a ser transladados para as cidades de origem dos estudantes. O velório de Rafael Gomes será realizado na cidade de Bauru, na Capela São Vicente. O sepultamento deve ocorrer no início da tarde, no Cemitério Ipê. Já o velório da estudante Raquel Stern será na Capela 4 do Cemitério Parque da Colina, na cidade de Niterói. O enterro está previsto para as 16h, no mesmo local. 

 

O corpo do estudante Sid-Nilson Alves Teixeira continua no IML de Cascavel, aguardando a chegada da família, que é do Rio de Janeiro. Da mesma maneira, o corpo do estudante Mijael Pavel Aguirre está no IML de Cascavel. Após a chegada da família, Mijael será transladado para o Peru. Todos os procedimentos consulares estão sendo acompanhados pela equipe de Relações Internacionais da Universidade.

Rede de apoio

Desde que o acidente foi noticiado, uma comitiva da UNILA está em Cascavel prestando apoio aos estudantes feridos e aos familiares de todas as vítimas. Atualmente, dois pró-reitores estão no município trabalhando, principalmente, na tramitação dos documentos, na liberação dos pertences, e orientando os familiares sobre o seguro DPVAT.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel também disponibilizou profissionais para acompanhar os familiares durante sua estada na cidade. Além disso a UNILA está trabalhando para mobilizar uma rede de apoio com diversos agentes e instituições locais e internacionais para apoio aos familiares e, principalmente, para facilitar o processo de traslado internacional.

 

Ação voluntária

 

A comunidade acadêmica também está se mobilizando para acolher os familiares dos estudantes envolvidos no acidente, principalmente dos alunos estrangeiros. Nas redes sociais, os alunos estão se organizando para receber e acompanhar as famílias em Cascavel, durante o tempo que for necessário. Além disso, estão arrecadando dinheiro para ajudar nas despesas de viagem e translados.

 

Para ajudar a família de Besna Yacovenco, foi disponibilizada a conta de Editha Lisbet Julca Gonza para qualquer contribuição (Banco do Brasil / CPF 011.950.099-09 / Agência 0140-6 / Conta 68.845-2). Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número +5521969988743.

 

Já as contribuições para a família de Mijael Pavel Aguirre podem ser depositadas na conta de Norah Nadia Sánches Torres (Banco do Brasil / CPF 012.486.169-52 / Agência 3270-0 / Conta 25193-3). De acordo com os organizadores da campanha, os valores arrecadados serão repassados integralmente para os pais dos estudantes.

 

Legenda - Vigilia reuniu estudantes e servidores no domingo (17), frente ao Bosque Guarani

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite