Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Nepotismo cruzado - uma praga que mutila o Poder Legislativo. Um dos maiores incentivos à corrupção – a nível local, já fez mestrado, doutorado e se alastra como fogo no cerrado (...)...,
  Data/Hora: 20.dez.2017 - 14h 46 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Existem dois tipos de Nepotismo. Um deles é o direto, onde a autoridade nomeia seu próprio parente. E o mais nefasto de todos é o nepotismo cruzado, onde o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, como troca de favores.

 

Veja o nosso caso em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, onde o Executivo tem cooptado boa parte do Legislativo usando essa prática nociva e destrutiva. São vários casos que saltam aos olhos. Talvez aí esteja a explicação de tantas e tantas denúncias de corrupção que não são investigadas pelo Poder Legislativo envolvendo o Executivo.

 

Nem vou detalhar aqui as dezenas de denúncias que já protocolamos junto ao MP e que são de conhecimento de todos os membros do Legislativo. Vejam por exemplo, o caso do Presidente do Legislativo Municipal, vereador Eliseo Mariano Presa. Além de vereador é presidente de um dos poderes mais importantes da República – o Poder Legislativo – e, no entanto, sua esposa Catiúscia Milioli Presa, foi nomeada Secretária de Cultura e Esporte pelo Executivo.

 

Não que a Catiúscia não seja competente e não esteja fazendo um bom trabalho na sua pasta, muito pelo contrário, o problema é que, o seu marido como presidente do Legislativo termina ficando engessado, tendo em vista que qualquer movimento contra o Executivo, o Primeiro Ministro pega o telefone e sussurra no seu ouvido: “...não mecha ali, caso contrário, nós demitimos aqui...”

 

Isso é fato! Veja o caso da cassação do Vereador Tschinkel. Pessoalmente, ele dizia que era contra, que tudo aquilo não passava de armação. Votou a favor do Tschinkel, inclusive. Mas, pelo visto, tudo não passava de balão de ensaio. Ele sabia antecipadamente que não dependeria do seu voto para que o mesmo fosse cassado pela Câmara.

 

Tanto é verdade, que o processo chegou a Câmara, enviado pelo Primeiro Ministro num dia e, no outro já entrou em pauta para votação na próxima sessão pela sua admissão ou não. Como presidente, poderia ter usado todo o prazo possível para dificultar a sua tramitação. Mas, como está engessado com a Administração pelo nepotismo cruzado teve que cruzar os braços e buscar uma válvula de escape para tentar enganar a população.

 

E veja que envolvendo o Poder Legislativo e os votos necessários para que o Executivo não sofra nenhum tipo de revés nas votações, nós temos ainda lá, três outros casos explícitos de pornografia legislativa acasalada com o tal nepotismo cruzado.

 

O vereador Chico Motta, por exemplo, também conhecido por Chico Bariátrico, tem o seu irmão nomeado como Secretário da Indústria e Comércio. Aliás, uma das Secretarias mais importante para o município em termos de Geração de Emprego e Renda. Ou seja, qualquer movimento que o Bariátrico tentar fazer contra o Executivo, lá vem uma reunião de família e os sussurros no ouvido: “...não faça isso, se não você vai estar entornando o caldo do meu arroz com feijão”. E assim vai.

 

Veja o caso da vereadora Flávia Dartora, cujo seu marido, André Fernandes é um dos homens mais influentes dentro da Administração. Ele manda e não pede e vende desde um simples alfinete até peças de avião se preciso for para o Executivo. Quando é contrariado dizem que dá um soco na mesa e avisa: “não me desafiem, minhas armas não falham, meu poder de fogo é muito maior do que vocês podem imaginar...”, encarando o seu opositor como um “urso” em plena temporada acumulando energia para hibernar no inverno.  

 

Que poder de fogo é esse? Dizem que é uma fita. Que fita é essa? Isso é o que todos querem saber, inclusive nós.  

 

Sem falar que é um grande alquimista. Sim! Ele tem o poder e o dom de transformar pedra em ouro. Nestes cinco anos em que negocia com o município seu patrimônio particular extrapolou a esfera global, grande parte extraindo pedras e colocando no mercado administrativo como pepitas de ouro. http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=40430

E se você perguntar para ele, como conseguiu tal façanha, sorrindo ele te responde: “Eu trabalho, não fico aí na internet falando mal da vida dos outros...”

 

Outro caso emblemático, é do Vereador Marcos Murbach, o popular Marquinho. Até poucos dias atrás, Marcos tinha o seu irmão comandando o Transporte Escolar e outro dominando o Meio Ambiente e mais um montão de gente vivendo do dinheiro público. Como um vereador assim vai fazer o seu papel de Legislador, onde a sua função é legislar e fiscalizar?

 

Veja o caso do Terminal Turístico, por exemplo? Um vereador me disse recentemente: “O povo quis assim. Eles tinham outra opção e preferiram escolher estes aí, que se dane. Isso é problema deles. Eles ganharam e administrem como quiserem...”. Sim. É isso que eu ouvi.

 

Ontem, por exemplo, em plena luz do dia, cobrei pessoalmente do Professor Presa: “E daí Presa, confesso que gostaria que você respondesse as perguntas que lhe fiz na matéria sobre a Prainha que está na página”. – “Vou fazer o quê? Eles dizem que vão reformar...”, me respondeu.

 

- “Fazer o quê?” – Eu lhe digo – convide os demais companheiros daquela Casa de Leis para fazerem um “Pique Nique” dentro do Balneário e de preferência, entrar lá sem usar a chave para romper o cadeado. Leve junto uma corrente e enrosque uma ponta no portão e a outra no eixo traseiro do Carro Oficial da Câmara e saia patinando e, logo em seguida, serás recebido com merecidas honras por altivez e coragem pela população.

 

Perguntei a ele, também: Você viu a matéria do caso do Luciano Neves? “Vi, estava vendo agora. Que pisada na bola. Aquilo ali é grave...” Sim é grave! E o que será feito pelo Legislativo? Pergunto e respondo: NADA, ABSOLUTAMENTE, NADA...

 

Vejam a importância do Legislativo. Cada vereador deveria ser uma espécie de Promotor de Justiça com autoridade para legislar, investigar e denunciar. Recordo-me o dia em que protocolei junto ao Ministério Público aquela matéria com o sugestivo título: EMPRESÁRIO VENDE CALHA E ENTREGA PALHA PARA A PREFEITURA.

 

O Promotor que me atendeu, com a maior sinceridade, me disse: “Essa sua denúncia é extremamente grave – mas, confesso para o senhor que dificilmente vou ter tempo para leva-la adiante e lhe explico por que”, me disse ele. Em seguida, me mostrou uma pilha de processos na área de saúde. “Isso tem prioridade para nós por que envolve a área de saúde, envolve a vida das pessoas. São todos processos onde o cidadão está desesperado atrás de uma cirurgia, de uma simples consulta ou de um medicamento que é de vital importância para a sua vida”, me relatou.

 

Eu disse a ele: “Esse caso Doutor, cuja cópia da nota fiscal está aqui, aconteceu a menos de 50 metros de onde o senhor está sentado. Caso queira conferir, eu vou lá com o senhor agora e verás que existe a nota, mas as calhas não foram colocadas na sede do SAMU”. Quantos anos faz isso? E a matéria como você pode conferir por aqui, está recheada e muito bem elaborada com provas documentais e tudo mais...

 

Aguardem-nos, vamos voltar a essa matéria em breve, mostrando o que essa praga chamada “Nepotismo Cruzado” é capaz de fazer para comprometer o Progresso e o Desenvolvimento de uma cidade e transformar um cidadão de baixíssimo “quilate ético”, num “patético tubarão” capaz de construir uma represa e acumular riqueza muito acima do padrão de um prefeito assalariado.

 

 

Leci Minosso
Leci Minosso Alguém tem esperança neste legislativo ainda 👎👎👎👎👎
 
Gerenciar
Miguel T de Oliveira
Miguel T de Oliveira Iso tinha que ser reformada no inverno meus amigos tudo fora de planejamento do poder
 
Gerenciar
Valcenir Luiz Reis
Valcenir Luiz Reis Parece que aos olhos de alguns nobres Edis, aqui em SMI, tudo pode. Quando ouvi um vereador falar na tribuna da Câmara municipal que eles estavam fazendo as coisas e não olhando oque a lei fala, pois o importante era fazer, confesso que vi naquelas palavras que eles se acham donos do mundo e que estão acima da lei. Mas esse município ainda está no Brasil e portanto deve seguir as leis vigentes no país. Logo o povo acorda e a lei volta a funcionar.
 
Marcos Lombardi
Marcos Lombardi A coisa tá feia msm em smi
 
Gerenciar
Cenira Melo
Cenira Melo Meu Deus e vem ano político se segure meu povo .
 
Gerenciar
Suelen Freitas
Suelen Freitas <div class="UFICommentStickerAttachment" style="font-family: inherit; background-image: url(" https:="" scontent-gig2-1.xx.fbcdn.net="" v="" t39.1997-6="" p160x160="" 851575_126362090881921_1049355036_n.png?oh="e4648f8c5dbe4344b7bdf61506c4b6bf&oe=5AD11B25&quot;);" background-repeat:="" no-repeat;="" background-size:="" 80px="" 80px;="" cursor:="" default;="" height:="" width:="" 80px;"=""> 
 
Gerenciar
IlzaeJose Da Silva
IlzaeJose Da Silva É bom que vem ano político tá na hora da população são miguelences aprender votar só votam em quem oferece vantagem ou compra o voto envergonhao quem gosta desse município de verdade.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner pedrão 2018