Como combater a “Psicologia do Medo” que ronda o inconsciente das pessoas numa cidade como a nossa onde a maior empresa do município em termos de geração de emprego e renda é a Prefeitura Municipal?
É com movimentos assim que aos poucos as pessoas vão se conscientizando de que a palavra “democracia” significa “governo do povo”, isto é, o povo é quem manda. Os governantes, o poder Executivo, são meros representantes da vontade popular...
Vejam o que fez um grupo de apenas 68 pessoas, desfilando pelas Ruas e fazendo barulho, protestando e gritando palavra de ordem contra o valor abusivo das Taxas de Cobrança da Coleta de Lixo. O comércio praticamente parou para bater palma.
O que faltou para que mais e mais pessoas viessem para a Rua?
Faltou justamente essa prática, essa visão sobre a importância das manifestações populares no exercício da democracia. Faltou também um pouco mais de experiência da própria Organização do Movimento, principalmente na capacidade de dialogar com os demais setores da sociedade civil organizada.
Por que entidades como a ACISMI, os próprios Sindicatos não se juntaram a esse Movimento? Mesmo assim, os Coordenadores devem se sentir vitoriosos por estarem lançando uma semente que precisava ser plantada e que, na sequência deve ser regada com muito carinho e trabalho intenso.
Movimentos assim, principalmente na nossa cidade, onde estrategicamente nos últimos tempos foi implantada pelo Executivo a psicologia do medo, tem que ser feitos pelo menos uma vez por mês. Essa é uma das únicas armas que o povo tem e que pode exercer com liberdade e serenidade.
Os Vereadores que seria os legítimos representantes do povo, desde o primeiro dia o Executivo tratou de cooptá-los oferecendo cargos e benesses. Usando e abusando, por exemplo, desta praga do Nepotismo Cruzado transformando lideranças eleitas pelo povo numa espécie de carneiros com a missão de apenas referendar o corte da grama e a beleza do roçado.
Que psicologia do medo é esta? Esse é um assunto que nos próximos meses deve ser debatido e discutido a exaustão, tendo em vista que estamos em ano de eleição, onde a política local investe milhões para ajudar eleger os seus representantes a nível estadual e federal que irão lá à frente retribuir a gentileza na eleição municipal.
Um dos exemplos disso é o que fez Giacobo e Cia., nos últimos dias fazendo um verdadeiro arrastão num esforço extra de coesão e lavagem cerebral pelo interior do município cooptando lideranças e prometendo mundos e fundos...
Um aspecto importante deste movimento foi o seu caráter pacífico demonstrando que o direito de se manifestar é legítimo desde que sejam assim – respeitando a ordem e a legalidade.
Parabéns aos organizadores! Dar à cara a tapa saindo nas Ruas gritando e protestando contra um Bando como esse que hoje está no Poder é coisa para quem tem coragem.
Abaixo Assinado
Está circulando pela cidade um abaixo assinado contra a cobrança abusiva da Taxa de Coleta de Lixo, que segundo os coordenadores, o mesmo deverá acompanhar um pedido junto ao MP solicitando a inconstitucionalidade dessa cobrança na mesma fatura da Taxa de água cobrada pela Sanepar.
“Ninguém aqui é contra a cobrança da Taxa de Lixo. Somos contra ao alto preço abusivo que está se cobrando em muitos casos com aumento de até 300%, 400% com relação ao que se pagou em 2017”, me dizia um dos coordenadores do movimento.
As vezes sinto vergonha da minha impotência diante dos desmandos e conluios contra a populção de nossa cidade. Ao lado da vergonha que sinto, tenho tanta pena de ti, cidadãos de São Miguel do Iguaçu !