Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Com apoio de Itaipu, Foz recebe evento preparatório para o Fórum Mundial da Água
  Data/Hora: 24.jan.2018 - 18h 14 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Binacional apresenta ações socioambientais desenvolvidas em prol da segurança hídrica no reservatório e na região de influência

 

Da Assessoria – fotos: Alexandre Marchetti – Itaipu Bincional - A menos de dois meses do Fórum Mundial da Água, previsto para acontecer em Brasília, entre 18 e 23 de março, Foz do Iguaçu recebeu nesta terça-feira (23) a penúltima edição do “Rumo a Brasília 2018”, evento preparatório realizado no Bourbon Business Hotel, com apoio da Itaipu Binacional.

 

O encontro teve a participação de mais de 200 lideranças representando diversos setores da economia, política, tecnologia e cultura. Entre eles, esteve o secretário executivo do Ministério de Integração Nacional, Irani Braga Ramos.

 

 

Moderador do painel “Segurança Hídrica, Gestão Participativa e Desenvolvimento Regional Sustentável: O Desafio da Sustentabilidade da Água”, o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, falou sobre os compromissos ambientais assumidos pela Itaipu antes mesmo que houvesse uma legislação específica sobre o tema no País, há mais de 30 anos.

 

“Ações adotadas pela binacional, como a criação da faixa de proteção e o resgate de fauna, que foi muito bem estruturado, foram iniciativas surpreendentes para a época. Itaipu começou dando bons exemplos”, destacou o superintendente, que também explicou como será a participação da empresa no Fórum Mundial da Água.

 

 

Ariel explicou que, durante o evento, a binacional promoverá discussões ligadas ao tema do painel, como a segurança hídrica, que tem forte relação com a segurança energética. “Além disso, levaremos para o Fórum representantes das comunidades da região e que trabalham em nossos projetos, para que possam participar deste momento”, afirmou o superintendente.

 

A qualidade da água e a proteção deste recurso com ações socioambientais na região foram assuntos abordados por outros profissionais de Itaipu que estiveram no mesmo painel.

 

 

A bióloga Simone Frederigi Benassi, da Divisão de Reservatório de Itaipu, explicou o trabalho realizado pela usina e parceiros no monitoramento da qualidade da água, no reservatório e em cursos d’água da Bacia Hidrográfica do Paraná 3.

 

Simone destacou a importância da água do reservatório para outros usos que vão além da atividade fim de Itaipu, a geração de energia. O reservatório serve para abastecimento público, dessedentação animal, irrigação, balneabilidade e lazer, pesca e aquicultura.

 

Já Sérgio Paulo de Oliveira, assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu, citou os avanços da empresa para o desenvolvimento regional sustentável com a ampliação das ações, antes restritas aos 29 municípios da BP3, expandidas agora para todos os 52 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), além de Altônia (PR) e Mundo Novo (MS).

 

Ele também apresentou números importantes do trabalho desenvolvido pela hidrelétrica na região, como os 29.731 hectares de conservação do solo e os 1.322 quilômetros de cercas construídas para a preservação das matas ciliares.

 

Cleci Loffi, prefeita de Mercedes e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que também participou do painel, agradeceu Itaipu pelo auxílio ao poder público municipal em questões socioambientais. “Itaipu é a parceira número um para questões de conservação e preservação. Temos que agradecer, pois já vemos os resultados aparecendo para toda a sociedade. Teremos crianças e adolescentes com mais qualidade de vida”.

 

Força da juventude

Grande parte do público do evento foi formada por adolescentes e jovens da região Oeste do Paraná. A necessidade da participação da juventude nas questões hídricas foi ressaltada no painel “O olhar do jovem para o Fórum Mundial da Agua 2018: perspectivas frente as questões da água no Brasil, América Latina e Mundo”. A moderação foi feita por João Paulo Angeli, do Parlamento Nacional da Juventude pela Água/Brasil (PNJA).

 

O espaço contou com a participação de outras três lideranças: Joyce Mendes, do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Oeste do Paraná Juventude; Rodrigo Arias Ramirez, coordenador do Fórum Nacional (Paraguaio) Água e Juventude; e Karini Scarpari, do Coletivo Jovem da Bacia do Paraná 3.

 

Angeli falou sobre como a juventude vem se organizando no Brasil e na América Latina e ressaltou que os jovens têm muito a contribuir. “Só é preciso [oferecer] espaço, financiamento e poder de participação”, apontou. Ele também ressaltou o bom trabalho desenvolvido na região, que poderia servir como modelo para outras áreas do País. “A gestão de bacias exige compromisso e a nossa bacia tem o privilégio de contar com um coletivo jovem atuante”.

 

Participação popular e avaliação positiva

De acordo com Monica Queiroz, responsável pela curadoria do “Rumo a Brasília 2018”, os resultados do evento em Foz foram positivos. “Saímos daqui muito felizes com a participação e eu, particularmente, feliz com os jovens que estavam presentes. Foi muito importante porque conseguimos perceber a presença de representantes da comunidade, do poder público, de empresas, de ONGs e de diversos grupos da sociedade civil. Todos juntos em prol de um mesmo tema, que é a água”.

 

Antes de Foz, Belém (PA), São Paulo (SP), Tijuana (México), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile) já haviam sediado o evento preparatório. Em fevereiro, a última edição será em Salvador (BA). Depois disso, a ideia é levar um compilado de informações e proposições para o Fórum Cidadão, evento paralelo ao Fórum Mundial da Água.

Com Web Rádio Água (http://www2.webradioagua.org/)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner Mirante
Bassani