“O passado morreu e contém o menos. Interessa-nos o futuro que contém o mais...”, nos ensina o líder espiritual, Pietro Ubaldi (um fervoroso defensor dos ensinamentos do Mestre dos mestres, Jesus Cristo), em sua Majestosa obra, “A Grande Síntese”.
Esse belíssimo pensamento, com o qual inicio essa matéria, é fácil colocá-lo em prática na nossa vida pessoal. Mas, quando o assunto é política, o grande problema que enfrentamos é como conciliar o presente e usar toda a plataforma existente para projetar o futuro. Com o advento da internet e as redes sociais e os sofisticados aplicativos, tudo ficou muito mais intenso, interativo.
Como ainda é algo novo, muito recente, boa parte desses usuários (até mesmo pelo nível mental/cultural que predomina especialmente no nosso país), ainda não se deram conta de que essa interação com os demais deve ser educada e produtiva - jamais, desrespeitosa e negativa. Todos podem, é claro, emitir a sua opinião, sem jamais desrespeitar os demais, até por que, o que está sendo exposto é a sua própria imagem, o seu próprio caráter, a sua própria reputação...
Esse artigo, por exemplo, estou fazendo-o porquê hoje de manhã, ao abrir minha caixa de e-mails, dei de cara com essa pérola que um internauta havia postado fazendo um comentário sobre algo que escrevi ontem nas redes sociais, sobre o julgamento do ex-presidente Lula e o resultado de 3x0, condenando-o a 12 anos de reclusão:
“Estou na dúvida João... se você não entende o que escreve.... ou se escreve sobre o que não entende.... Só a título de Curiosidade... a Corrupção nunca vai acabar... precisamos tanto lá como cá acabar com a IMPUNIDADE....”
Veja que ele faz um comentário de maneira clara e objetiva, expondo o seu ponto de vista de maneira gentil e educada, com o intuito de não só sanar a sua dúvida, como também provocar uma nova discussão num nível evolucionista.
Imediatamente, escrevi a ele: “Acredito que não seja difícil tirar as suas dúvidas – e para ajudá-lo posso dar-lhe algumas dicas”: você pode, por exemplo, rever todos os meus textos (artigos e matérias) dos últimos anos que estão ancorados na página do nosso Jornal o Farol. Ou pode também, fazer um trabalho mais abrangente de pesquisa (retrospectiva), sobre o que vem acontecendo não só no país, como no mundo nos últimos anos.
Uma das coisas que você vai descobrir é que: esse Metalúrgico que falta um dos dedos na mão - e que, a direita o chama de analfabeto, apenas com o dom da palavra e a sua vontade de fazer alguma coisa pelo país, colocou no chinelo por 12 anos consecutivos todo o poderio econômico da FIESP - a poderosa Federação Industrial do Estado de São Paulo, elegendo-se e se reelegendo e ainda fazendo a sua sucessora e reelegendo-a, como presidente do Brasil.
E, o que aconteceu nesse período todo, eu sei, você sabe e o mundo todo tem conhecimento - que esse senhor se tornou uma das maiores lideranças do mundo, sendo recebido com honras nos quatro cantos do Planeta. Ele foi condecorado com o título de "honoris causa" nas 35 melhores Universidades do mundo. Isso é o que incomoda essa direita raivosa que tem usado o Poder Midiático (Rede Globo & Cia.) e o Judiciário para afastá-lo das eleições deste ano.
Para ajuda-lo ainda mais nessa empreitada, devo colocar uma nova matéria em nosso site, entre hoje ou amanhã, fazendo um apanhado geral dessa trajetória. Outra coisa - obrigado pelas tuas colocações, que, aliás, é bom que se diga, são inteligentes e respeitosas. Discutir qualquer assunto nesse nível é altamente salutar para o desenvolvimento econômico/social/cultural não só da coletividade como um todo, como também para o nosso enriquecimento pessoal. Um Grande Abraço e um ótimo dia”, essa foi a minha resposta.
Motivo pelo qual estou escrevendo essa matéria. O que para muitos poderia ser algo enfadonho, difícil até, para mim é algo corriqueiro, tendo em vista que faz parte do meu trabalho como jornalista – escrever, relatar e sempre que for necessário, colocar o meu ponto de vista.
Voltando ao assunto do momento que foi o Julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo TRF-4, envolvendo o tríplex e a sua condenação, no meu ponto de vista, daqui para frente tem que ser tratado com muito carinho e respeito, tendo em vista que poderá levar o país a uma convulsão social, sem precedente.
Acredito que em sã consciência, qualquer ser humano com o mínimo de inteligência não é a favor da IMPUNIDADE.
Nesse caso em particular, temos que admitir que essa condenação, nos lembra de algo parecido com o que vem sendo aplicado em grande parte do mundo como uma espécie de Tribunal de Inquisição. Usar a teoria do “domínio do fato” para admitir denúncias visando condenar inimigos políticos, com base em convicções, como a mais pura verdade, impedindo inclusive, o uso da razão, é altamente desaconselhável, tendo em vista que pode despertar no seio social, um grande risco de cisão.
Essa história de usar “mulas interativas” para repetirem sistematicamente com a ajuda da grande mídia de que: “quem apoia a candidatura de Lula, é fanático”, é algo que precisa ser revisto imediatamente pela própria Justiça através dos seus Órgãos Superiores.
Essa estratégia “Moroalista” que se iniciou com a tal República de Curitiba, é altamente danosa não só para a nossa frágil democracia, como também, para a integridade do nosso território nacional.
Querer impedir a reflexão de pessoas que estão lutando pelo progresso e o desenvolvimento do seu país, lutando pela democracia e jamais apenas por um líder, é o mesmo que usar uma bacia com combustível para assoprar as “fagulhas de ódio e ressentimento” que podem ser vista e revistas, principalmente nas redes sociais, envolvendo, principalmente os descontentes com a situação atual. (continua...)