Projeto Futsal Lindeiro atenderá crianças de adolescentes dos 10 aos 15 anos, em situação de vulnerabilidade.
Da Assessoria - fotos: Divulgação/Projeto Futsal Lindeiro - Os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu passarão a contar com um novo projeto apoiado pela binacional, voltado para a prática esportiva. De forma gratuita, o Futsal Lindeiro atenderá crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social, lazer, terapia ocupacional e educação. A iniciativa é do Instituto de Pesquisa do Oeste do Paraná em parceria com as prefeituras e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros. No dia 27 de fevereiro, uma reunião serviu para definir detalhes do convênio.
O projeto atenderá cerca de 500 jovens, de 15 cidades, que estejam matriculados e frequentando a escola. A idade para participação será dos 10 aos 15 anos e os alunos serão divididos em três categorias: sub 11, sub 13 e sub 15. As aulas devem iniciar em abril. A forma de seleção dos participantes ainda será definida. “Queremos atuar na formação de futuros atletas e cidadãos, aumentado a cultura de exercícios físicos, e torná-los multiplicadores da prática esportiva”, afirmou o assistente da Diretoria de Coordenação de Itaipu, Helio Pereira Cury Filho (AS.CD).
Nesta primeira etapa, uma equipe está visitando os munícipios parceiros para conhecer os locais que serão realizadas as oficinas e os professores, que são indicados pelas prefeituras. Junto com o Instituto, a Itaipu atuará no fornecimento do material de apoio. Além das aulas, os alunos participarão de competições e de avaliações para atuar em times de futsal.
O projeto será aplicado nas cidades de Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Guaíra, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.