Da Assessoria - Desde 2015, estudantes do curso de Engenharia de Energia integram a Exergética Jr., a primeira empresa júnior da UNILA. Atualmente, fazem parte da empresa dez membros de três nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia e Paraguai), que trabalham com projetos na área de eficiência energética, buscando formas de produção de energia limpa e sustentável e soluções visando a economia de energia.
A ideia de fundar a Exergética Jr. surgiu em um intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, quando acadêmicos conheceram a dinâmica de empresas juniores no exterior. Após voltarem ao Brasil, eles iniciaram o processo de implantação da empresa na UNILA. “O estudante que participa de uma empresa júnior durante sua graduação certamente sai mais preparado para o mercado de trabalho, pois tem a possibilidade de desenvolver habilidades de liderança e proatividade, além de aprender a trabalhar em equipe e a lidar com situações adversas. É a oportunidade de vivenciar como funciona uma empresa real mesmo estando ainda dentro da universidade", explica o atual presidente da Exergética Jr., Victor de Oliveira.
A empresa júnior não tem fins lucrativos. Desta forma, os membros da Exergética Jr. não recebem nenhum tipo de remuneração. Os serviços prestados são de baixo custo e o valor cobrado é usado para cobrir as despesas do projeto e investido em melhorias para a própria empresa. “O cliente que nos contrata apresenta um problema e nós trabalhamos na solução, sempre com o apoio do corpo docente do curso. Já estivemos envolvidos e dois projetos externos: um na área de energia solar e outro de instalações elétricas prediais”, conta Oliveira. Além desses trabalhos, a Exergética Jr. já ofertou três minicursos sobre instalações elétricas prediais a acadêmicos da UNILA.
Em sua organização interna, a empresa está dividida em quatro diretorias: Administrativa e Financeira; Projetos; Gestão de Pessoas; e Marketing. Após ser selecionado para integrar a Exergética Jr., o estudante participa de uma etapa de trainee, transitando pelos quatro setores. Após essa fase, o novo integrante é lotado na diretoria que mais teve afinidade. “Depois de seis meses de atuação, já é possível se candidatar ao cargo de diretor”, explica o presidente da empresa júnior.
De acordo com Oliveira, a empresa preza pela rotatividade dos ocupantes dos cargos de diretor e presidente. “O recomendável é que a pessoa fique no cargo de seis meses a um ano, pois a ideia é que todos que fazem parte da empresa júnior possam vivenciar todas as funções”. Além das diretorias e da presidência, a Exergética Jr. possui ainda um conselho administrativo, que é hierarquicamente superior ao presidente.
Os interessados em contratar os serviços da empresa júnior do curso de Engenharia de Energia da UNILA pode ligar para (45) 99858-8032 ou mandar um e-mail para exergeticaejr@gmail.com.
Foto 01 - A Exergética Jr. já ofertou três minicursos sobre instalações elétricas prediais a acadêmicos da UNILA
Foto 02 - Atualmente, fazem parte da empresa dez membros de três nacionalidades diferentes