Neste ano, os atendimentos pedagógicos realizados pelo programa Estação Ciências baseiam-se nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fotos: Kiko Sierich / PTI - “O que um cientista faz?”. Essa foi a pergunta lançada aos 18 alunos do 3º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Elenice Milhorança, que participaram do primeiro atendimento pedagógico de 2018 da Estação Ciências, na última semana. Para descobrirem a resposta, as crianças passaram um dia no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), envolvidas em diversas atividades voltadas ao incentivo às ciências e pesquisas.
O atendimento da Escola Elenice Milhorança deu início a uma série de ações previstas para este ano, que serão realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação. “Temos como missão o desenvolvimento da região, especialmente de Foz do Iguaçu. A parceria com a Prefeitura faz com que as escolas da cidade tenham um maior contato conosco, promovendo a iniciação científica dos alunos desde cedo. É um ganha-ganha, no qual quem mais se beneficia é o aluno”, avaliou o gerente da Estação Ciências, Willbur Rogers de Souza.
De acordo com Willbur, a parceria entre o PTI e a Prefeitura viabiliza o transporte dos alunos até o Parque, por meio da concessão de um ônibus por parte do município, e um motorista por parte do PTI. “Conseguimos oportunizar que todas as 54 escolas do município possam vir até a Estação Ciências e tenham contato com esse aprendizado diferenciado”, destacou o gerente. Entre as ações planejadas, complementou Willbur, também estão previstas oficinas de capacitação para professores da rede municipal e particular de ensino.
Para 2018, os atendimentos pedagógicos, voltados para alunos do Ensino Fundamental I, do 3º, 4º e 5º ano, serão baseados em temáticas específicas, explicou Willbur, como os conceitos da Agenda 2030 e os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa abordagem trará aos alunos um conhecimento aprofundado sobre temas como água e energia. Os atendimentos são agendados pelas escolas municipais, por meio da Secretaria de Educação, e diretamente com a Estação Ciências para as escolas particulares.
Os alunos do primeiro atendimento de 2018 da Estação Ciências foram recebidos pelo secretário de Educação do município, Fernando Ferreira de Souza Lima, que acompanhou o início das dinâmicas. Para Fernando, passar pelo ambiente científico da Estação permite que as crianças vivenciem na prática os conhecimentos que adquirem em sala de aula. “Muitos conceitos ainda são abstratos para eles, por isso passar pela Estação Ciências é uma forma das crianças visualizarem de maneira concreta como essas relações da ciência acontecem no nosso cotidiano”, avaliou o secretário.