Esta plantinha chamada “ora-pro-nóbis”, cujo significado para os cristãos soa como um pedido de interseção a Virgem Maria ou ao Santo de sua devoção é rica e nutritiva e para a saúde tem um significado especial que muitos desconhecem.
Confesso que já tinha ouvido esse nome centenas de vezes através do meu avô, o saudoso Joaquim Mineiro, com o qual tive a honra de dividir boa parte da minha infância. Ele morava em Nova Roma, nos fundos do que é hoje o Assentamento Antônio Tavares e tive a oportunidade de testemunhar pessoalmente os seus dons de “curador/benzedor”. Era uma espécie de líder espiritual que ajudou muito gente durante a sua passagem por aqui.
Uma pessoa incrível e de uma energia abrasadora. Não sabia ler e nem escrever, e, no entanto, quem o visitasse, saia com a impressão de estar dialogando com uma pessoa sábia, educada, culta, respeitosa e infinitamente bondosa. Nunca cobrou um tostão pelos serviços que prestava, no entanto, as pessoas contribuíam generosamente da forma que podia e nunca lhe faltou o pão nosso de cada dia.
Há cerca de um ano, dialogando com o suplente de vereador Gaúcho, falando de coisas simples que se usarmos no dia a dia faz toda a diferença, eu lhe disse que estava atrás de Espinafre. “Com o uso diário de “espinafre e couve” consegui deixar de lado o remédio para a diabete”, expliquei.
- “Se precisar eu tenho lá em casa – é só ir buscar”, respondeu, acrescentando, “vou te mostrar outra planta que contem cerca de 20% de proteína pura – muito mais nutritivas do que qualquer outra espécie que usamos na culinária – a ora-pro-nóbis”.
Na hora me lembrei do meu avô e no dia seguinte fui até a sua residência buscar um pouco dessa planta que no meu ponto de vista deveria chamar-se “Farmácia Nutritiva e Natural”, tendo em vista as suas propriedades ricas em substâncias medicinais que favorecem de forma eficaz a saúde do ser humano de forma geral.
Das inúmeras vezes que lhe visitei para colher um feixe de galhos para extrair as folhas - transformei os mesmos em mudas e já distribui para dezenas de pessoas com as quais tenho mantido contato. E hoje, essa plantinha faz parte do meu dia a dia. Uso para fazer salada, omelete, suco natural, sopa, entre outros itens, dependendo da criatividade diária. Ela não tem gosto. O gosto é você que dá com o tempero, seja na salada, no refogado, ou no suco, acrescentando limão, laranja ou manga.
Cristhiane, esposa do vereador Gaúcho ao lado dos filhos, mostrando a exuberância dessa planta e dando dicas como a usa na culinária. "Se alguém precisar de mudas é só nos visitar. Não cobramos nada", avisa.
E o mais importante, é uma planta bastante rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento.
Uma pesquisa rápida na internet, vamos encontrar dezenas de matérias falando dos seus benefícios para a saúde.
- Um dos primeiros benefícios desta planta é com referência a função digestiva, tendo em vista que as folhas possuem excelentes quantidades de fibra dietética, que ajuda a melhorar a função digestiva e promove a absolvição de nutrientes.
- Já está comprovado pela comunidade cientifica, que um dos aminoácidos presente na planta, denominado como lisina, tem a capacidade de aumentar a energia, especialmente em atletas. Esta substância é necessária pelo corpo para manter o crescimento correto e produção de energia extra.
- É rica em colágeno, uma substância importante para manter a pele saudável. As folhas contêm o mineral de cobre que ajuda na formação de colágeno. É usado para criar uma pele saudável e jovem.
- A fibra dietética presente nas folhas tem a capacidade de prevenir a constipação. Esta fibra ajuda a digerir corretamente o alimento, fazendo com que os resíduos sejam eliminados facilmente pelo corpo.
- As folhas contêm mineral de zinco que possui o mecanismo de reparação e proteção da mucosa intestinal. Este mecanismo ajudará o intestino a se recuperar rapidamente para que o sintoma da diarreia, por exemplo, possa ser interrompido mais rapidamente.
- As flores são ricas em ferro, que pode auxiliar no tratamento da anemia.
- A fibra dietética presente na folha pode absorver e distribuir a caloria, para ser usada corretamente em todos os órgãos do corpo. Isto irá evitar a acumulação de calorias no sangue, evitando assim aumentar o nível de glicose no sangue. Esta é a melhor dieta para os pacientes diabéticos caso queiram controlar a glicemia.
- As folhas podem combater os radicais livres no corpo, pois contêm antioxidantes. Esta substância irá impedir o aparecimento de doenças no corpo.
- Rica em vitamina C, serve também para aumentar a saúde do sistema imunológico, mantendo o anticorpo em alerta para combater os micróbios.
- As folhas desta planta possuem ácido glutâmico, uma substância que funciona como um neurotransmissor fundamental que mantém o funcionamento correto do cérebro. Isso ajuda no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como distrofia muscular, doença de Parkinson ou esquizofrenia.
- As folhas contêm contem também manganês, que ajuda desempenhar papel importante na formação da cartilagem e no fluido lubrificante das articulações, ajudando a prevenir as doenças articulares, como a artrite.