Antes de falar sobre essa visita, que, aliás, devo confessar – permeada de uma energia producente, algo leve e muito transparente nas explicações da Enfermeira Elen, no oitavo mês de gestação – e mesmo assim, com muita alegria e disposição. Ao seu lado, Tcharlene, pontuando, abrindo portas e auxiliando na visita técnica.
Por mais ou menos uma hora, percorremos ponto por ponto do Pronto Atendimento e do Hospital Maternidade que vai ser inaugurado no próximo dia 31 de agosto. Com muita energia e uma dose extra de educação e simpatia, Elen, dissecou em palavras e mostrou por dentro e por fora a obra por inteiro.
Nesse itinerário, encontrei, saudei, ouvi e constatei o quanto a nossa redação mexe e remexe, incomoda, reflete, inspira e, muitas vezes, provoca ira, revolta e indignação. Aliás, esse é um assunto bastante complexo, ao qual devo voltar em breve com a mesma intensidade, lealdade, reciprocidade e nobreza de espírito que a nossa profissão exige de uma redação que prima pela VERDADE...
Momentos assim, nos faz refletir:
COMO seria ótimo se os nossos jovens soubessem que a busca pelo CONHECIMENTO poderá leva-lo a penetrar e ultrapassar a dimensão humana do intelecto e dos meios materiais para conseguir o que quer da vida.
COMO seria ótimo se os nossos jovens pudessem “acreditar sem nenhuma dúvida, que pode confiar plenamente na orientação espiritual Divina para alcançar objetivos inspirados e mudar a sua vida”, como nos ensina o Mestre dos mestres que carinhosamente O chamamos de Jesus.
No final da visita, o Secretário de Saúde, Luiz Antônio Klajn, me entregou o convite para a inauguração no próximo dia 31.
A obra em si, construída e planejada nos mínimos detalhes, com dois Centros Cirúrgicos (um especialmente para maternidade e outro para cirurgias em geral, inclusive ortopedia) equipados com todos os acessórios necessários para o bom desempenho da medicina, realmente é um grande investimento na área de saúde.
O porquê da visita?
Todos sabem que a nossa redação nesses anos todos tem travado um combate quase que diário e permanente contra a atual Administração. O que mudou?
O que mudou na verdade tem sido a intensidade, o nosso desejo de ver a nossa cidade voltar a respirar novos ares de Progresso e Desenvolvimento oxigenando-se da Cultura da Paz...
Acredito que governar pregando a PAZ e a esperança é compreender que o caminho para a verdadeira felicidade passa necessariamente pelo bem estar de todos que estão ao nosso redor. OU seja, Geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida – esse é o CAMINHO.
Acredito que em todas as áreas da vida, aliar-nos aos outros nos faz mais forte e nos deixa mais perto da vitória – qualquer ser humano com o mínimo de lucidez sabe que a união faz a força.
No caso da saúde, por exemplo, seria ótimo se todos os nossos pensamentos fossem canalizados para que esse Complexo Hospitalar Municipal funcionasse 100% dentro das suas funções; e ao mesmo tempo, pudesse existir um canal de comunicação com o Hospital Madri de Dio, onde temos um dos mais modernos complexos hospitalares com o que existe de mais moderno em tecnologia de ponta.
Um dos primeiros benefícios da população local e regional seria evitar os constantes e arriscados deslocamentos para outros centros – sem contar – é claro, as despesas que tudo isso acarreta.
Pelo tamanho e a estrutura que tem esse Complexo Hospitalar, para o nosso município, em especial, o seu funcionamento pleno seria uma grande alavanca para o nosso desenvolvimento econômico e social. Caso isso ocorra, independentemente de qual seja as correntes partidárias, estaremos s unindo em prol de um bem comum – a saúde da população e a sua consequente melhoria da qualidade de vida.
Cultivar a Cultura da Paz, além de ser gratificante para quem promove, é um belo exemplo para as futuras gerações...
Continua...