A outra ao lado, mesmo em pé, - mas com medo, apavorada, vê a câmara, balança os galhos e no silêncio que emana das suas profundezas, se pergunta: “além de contribuirmos com o ar que oxigena a VIDA, damos sombra, aconchego e uma ajuda a proteger a outra nos dias de tempestade ou de muito calor. Não reclamamos, ajudamos a filtrar o ar e combater a poluição e, no entanto, a recompensa é essa – ser arrancada pela raiz com força e pressa por uma máquina potente, operada por gente especializada que cumpre ordens e fazem a desordem na vida da gente”.
Por que isso acontece? “Pouquíssimas pessoas, bem poucas mesmas sabem que VIDA É CONSCIÊNCIA e que, CONSCIÊNCIA é VIDA”.
Quanto tempo vai levar de novo para termos uma árvore frondosa como essa? Quantos anos têm o nosso município? Quem as plantou? Quem mandou arrancá-las? Não seria possível fazer um Projeto que ocupasse os espaços sem destruir a natureza?
No próximo vento forte, na próxima tempestade, quantas dessas que ficaram desprotegidas das outras vão ficar em pé?
Estamos gastando mais de meio milhão de reais nesta obra. Foi feita as audiências públicas para mexer com um patrimônio natural que é de todos? Não me lembro...
Antes de construir, por que não sentar com o Colégio ao lado e fazer uma parceria consultiva com os professores e os alunos, com a população em geral que são os que irão usufruir de tudo isto - tipo adotem essa Praça, ajude a preservá-la?
Falando em Colégio, há cerca de um ano atrás, visitei a Diretora Sônia Gava Martinello e propus a ela em fazer uma parceria para colocarmos umas 100 mudas de orquídeas naquela belíssima árvore que fica bem frente.
Naquela época, ela lembrou de que a Prefeitura já tinha um Projeto de Revitalização da Praça e posteriormente, poderia ser colocada em prática essa ideia. Já imaginou essa árvore frondosa com milhares de flores ornamentando o seu tronco e galhos? Um cartão postal natural para embelezar a praça...
A obra vai ficar bonita? Com certeza que vai, mas acreditem – nada, absolutamente nada pode substituir a grandeza e a beleza da mãe natureza – especialmente nos dias de muito calor, onde as plantas além de nos dar a sombra e sua companhia afetuosa e amorosa – ainda fazem a fotossíntese que vai ajudar a oxigenar pulmões e corações destes mesmos que a destroem...
Voltamos a esse assunto, dissecando valores e cobrando pudores no trato com a coisa pública que é de todos...