Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A Revitalização da Praça Henrique Ghellere no ponto de vista do verde, dos pássaros, das borboletas, enfim, da natureza com toda a sua sinfonia de paz e harmonia, de vozes e cores com todo o seu esplendor...
  Data/Hora: 21.ago.2018 - 7h 19 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Antes de falar sobre a reforma e a sua revitalização, devo dizer que eu amo as Praças, principalmente aquelas que tenham o perfume das flores, o voo suave e encantador dos beija-flores, o ar puro e oxigenado pelo verde, impregnado desse sentimento que as árvores com a sua sombra amorosa nos passa, nos unem e nos congrega com a própria natureza.

 

Quando vamos à praça, nos sentimos mais próximos, parecidos e iguais... Talvez, seja daí que Castro Alves tenha se inspirado para dizer: A Praça é do povo, como o céu é do condor...

 

Grande Castro Alves, poeta e escritor que cantou em versos e prosas a nossa história e que, se hoje estivesse vivo com a sua belíssima honra e glória – movendo-se com seu verbo de luz, estaria preso ou encarcerado, ou até mesmo crucificado, assim como fizeram com Jesus...

Dizia ele: QUANDO nas praças s'eleva
Do povo a sublime voz...
Um raio ilumina a treva
O Cristo assombra o algoz... Que o gigante da calçada
Com pé sobre a barricada
Desgrenhado, enorme, e nu,
Em Roma é Catão ou Mário,
É Jesus sobre o Calvário,
É Garibaldi ou Kossuth.

A praça! A praça é do povo
Como o céu é do condor
É o antro onde a liberdade
Cria águias em seu calor.

Grande Castro Alves... Volto em breve dissecando a sua poesia, o seu verbo de luz que encanta, saúda e nos conduz... “Nós bebemos a cicuta
Sufocados no estertor;
Deixai-nos soltar um grito
Que topando no infinito
Talvez desperte o Senhor”,

 

Em outras palavras, talvez seja essa a mensagem que o arquiteto Diogenes Piloni, Diretor proprietário da Dimap Construções Civis, empresa que venceu a licitação e está executando o trabalho de revitalização, quis nos passar ontem a tarde quando o visitamos, ao dizer: “Nossa intenção é deixar essa Praça a mais bela possível. Esse é um dos ambientes mais democráticos da cidade, onde vemos praticamente todos os dias gente das mais diferentes etnias e classes sociais comungando o mesmo espaço. Trabalhamos com a intenção de proporcionar um local que possa recuperar e fortalecer o espírito comunitário” me dizia ele, acrescentando – “estamos executando um Projeto que nos foi repassado pela Prefeitura”, salientando que a retirada das árvores para dar mais visibilidade é de competência do setor responsável do município.

 

 

Essa revitalização autorizada e financiada pelo Paranacidade, tem um custo de R$ 532.300,15 com prazo de execução de 180 dias.

 

A obra contempla os seguintes serviços: demolição, contenções, instalações preliminares e limpeza, infraestrutura e superestruturas, paredes, forro, impermeabilização, cobertura, esquadrias de alumínio, revestimentos, pisos, vidros, instalações elétricas, telefônicas e lógica, instalações hidráulicas, instalações GLP, instalações de prevenção contra incêndio, paisagismo, limpeza final e demais itens e especificações constante no projeto.

 

 

Eridan A. B. Mangini
Eridan A. B. Mangini Essa praça é aquela em frente a antiga prefeitura????
Gerenciar
 
 · Responder · 2 h
João da Silva
João da Silva Que eu falo na matéria, é sim, Eridan...
Gerenciar
 
 · Responder · 2 h
Eridan A. B. Mangini
Eridan A. B. Mangini Isso. Ela tá linda! Lembro dela nos anos 70. Eu brincava lá. Festa do Sorvete dos anos 80. Saudade!
Gerenciar
 
 · Responder · 1 h · Editado
Eridan A. B. Mangini
Eridan A. B. Mangini Hummmmm... aqui acontece muito isso, árvores q o poder público ñ sabe o q fazer, pque crescem muito, e causam acidentes gravíssimos. Cortar bate contra as leis do meio ambiente, mantê-las caem com as tempestades q dão um trabalhão aos bombeiros, torna um caos no trânsito e na maioria das vezes com vítimas fatais. Aqui é uma cidade q ñ para.
João da Silva
 
 
 
 
Rui da Cunha
Rui da Cunha Hoje se ve falar muito em sustentabilidade, preservaçao ambiental, reflorestamento e tals. Porém o que mais se vê é totalmente o contrário. E o pior de tudo é que nossos gestores Brasil a fora tem cuidado pouco da parte ambiental.
Gerenciar
 
 · Responder · 1 h · Editado
Kevin Brojoski
Kevin Brojoski As pessoas hoje em dia não se preocupam mais com a preservação, a prova disso e o desmantelamento de florestas para áreas de plantio.
Mas a conta da natureza vai chegar.
Pois essas mudanças climáticas, são apenas uma das consequências trazidas por essa falta de preservação.
Gerenciar
 
 · Responder · 1 h
Jadi Scussel
Jadi Scussel Se eu fazer poda de uma árvore no meu quintal serei punida e multada positivo??
E na praça assassinaram algumas, como fica a situação com o meio ambiente?O poder público pode?
Gerenciar
 
 · Responder · 1 h
João da Silva
João da Silva São as contradições, Jadi...
Gerenciar
 
Francieli Fernanda Abreu
Francieli Fernanda Abreu Ta de brincadeira mesmo tudo isso para uma praça? Por min podia ter ficado como era mesmo que ja tava legal,um absurdo mesmo gasta tudo isso em uma praça enquanto nem remedio direito na cidade nos temos, sem fala que ali no bairro floresta o bosque ta abandonado,da as pessoas ali do floresta querem levar seus filhos brincar tem que ir la no centro
Gerenciar
 
 · Responder · 22m
 · 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Bassani