Autoridades ligadas ao setor da segurança pública do município estiveram reunidas ontem (13), nas dependências do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu.
Segundo Eliseu Marciano Presa, presidente do Legislativo, essas reuniões vem acontecendo trimestralmente com a participação do Ministério Público, visando estreitar o diálogo entre os envolvidos neste importante setor. “A intensificação do patrulhamento pela Polícia Militar, pelo menos aparentemente já é possível verificar que os resultados estão aparecendo. As reclamações movidas pelas munícipes junto a esta casa diminuíram consideravelmente. Temos muito que avançar – mas já é um bom começo”, ressalta.
Para o comando da Polícia Militar, com a intensificação dos patrulhamentos no último trimestre, houve uma diminuição dos casos de roubo e furto na área rural. “Houve a prisão de alguns indivíduos chaves”, ressaltando que há grupos que atuam em diversos municípios da região, como Medianeira, Missal e Itaipulândia.
Destacando ainda que a estrutura da cidade é insuficiente e para agravar ainda mais esse quadro, dois policiais estão de atestado médico em virtude de um recente acidente ocorrido na BR-277.
No auxílio ao trabalho de segurança pública, os vereadores repassaram a informação sobre a criação de um Grupo no Whatsapp num bairro onde houve um furto. Através deste aplicativo, conseguiram levantar informações sobre os suspeitos. As informações foram repassadas para a polícia que rapidamente conseguiu identificar o suspeito e apreender os bens que tinham sido subtraídos.
Sobre as câmaras do município, a polícia informa que estão desativadas em virtude de um raio que caiu recentemente – mas que, já está sendo providenciada uma nova licitação para o concerto.
Segundo o Dr. Francisco Sampaio, delegado de polícia, houve melhora no trimestre, destacando a melhor articulação do Poder Judiciário. “Houve prisões de pessoas chaves da criminalidade local; houve mais transferências de detentos condenados para a penitenciária de Foz do Iguaçu”, ressaltando ainda que um dos problemas da delegacia continua sendo a utilização de muitos investigadores ocupados em cuidar da carceragem – sendo que, já está sendo articulado administrativamente para conseguir agentes penitenciários.
Foto: Valdecir Teixeira - Câmara Municipal - Entre os presentes o presidente do Legislativo Municipal, vereador Eliseu Marciano Presa; promotor de Justiça, Dr. Pedro Gabriel Hayashi Almeida Machado; 2º tenente da Polícia Militar, André Felipe Goês Santos; 2º sargento da Polícia Militar, Osvaldo Ferreira Neto Dalan; Delegado de Polícia, Francisco Robson Sampaio, vereadores, assessores e convidados.
Para o Promotor de Justiça, Dr. Pedro de Almeida Machado é importante à contribuição da população articulando-se para ajudar as autoridades do setor, mencionando o exemplo do Grupo de Whatsapp entre vizinhos, relatado pelos vereadores.
Outra reunião já ficou agendada para o dia 27/11/2018, no mesmo local às 09h30.