Da Assessoria - Da necessidade de mostrar o trabalho de ensino, pesquisa e extensão, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), para um público amplo nasceu o livro “Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA”, organizado pela docente Francisca Paula Soares Maia. O livro reúne, em 152 páginas, 10 artigos de professores da Universidade, em português e em espanhol, divididos em três áreas: Filosofia, História e Letras-Linguística.
“É [um livro] interdisciplinar. Não é um livro teórico. É a própria materialização da interculturalidade. Materializa a interculturalidade ao ser portador de ideias de áreas distintas que estabelecem um diálogo”, comenta a organizadora.
Francisca Maia conta que a ideia de fazer o livro surgiu no ano passado, em conversas com o professor Luís Gonçalves, que trabalha na Universidade Princeton (Nova York, Estados Unidos) e é membro do grupo de pesquisas “Estudos (Sócio)Linguísticos e de Integração de Culturas na América Latina”, liderado por ela. “Na época, a UNILA sofria um forte ataque a seu projeto e nome, que admiro tanto. Falei [a ele ] sobre a riqueza que vejo na UNILA, do quanto todos os trabalhos – de pesquisa, ensino e extensão – têm a oferecer em conhecimentos, para além dos espaços latino-americanos”, conta.
Editado pela Boavista Press, o livro tem prefácio do professor Gerson Ledezma e introdução da própria Francisca Maia. A obra foi lançada em julho e apresentada na Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, realizada no mês passado. “Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA” está à venda pela Amazon, no link https://amzn.to/2C1BEQW.
Foto - A obra foi lançada no mês julho e está disponível para compra no site da Amazon