No próximo dia 02 de novembro, a exemplo do que acontece anualmente no Brasil, estaremos celebrando o Dia de Finados. Uma celebração que para algumas religiões, principalmente para os católicos, é considerada muito importante, pois presta homenagem a todos os entes queridos que já faleceram.
Ao justificar a sua indicação no plenário do Legislativo Municipal na última segunda-feira (15), solicitando melhorias no Cemitério Municipal, o vereador Professor Ari lembrou que, “tinha sido procurado por pessoas que estão indignadas com o estado precário com que se encontra aquele local”, dissertou, apresentando inclusive fotos nada republicanas. O que deveria ser um local considerado como “UM CAMPO SANTO”, pela grande maioria das famílias independentemente de que religiões sejam está em condições precárias.
Uma visita hoje pela manhã ao cemitério, consegui verificar que, logo na entrada a placa indicativa com o nome: CEMITÉRIO MUNICIPAL – se encontra perfurada a “bala”, demonstrando que por ali passou um desses desgarrados sociais que se acham os donos do mundo, amante da “barbárie e do caos” que estamos vendo nas Ruas, principalmente das periferias dos grandes centros, onde anualmente é varrido do mapa o equivalente a praticamente quatro municípios como o nosso. Os números demonstram que entre 2016 e 2017, foram assassinados cerca de 70 mil pessoas no país, na sua grande maioria, jovens pretos e pobres e de baixa escolaridade.
Aproveitando a esteira desta indicação feita pelo Vereador no Legislativo Municipal, resolvemos fazer uma matéria mais abrangente, tendo em vista que se trata de um espaço, onde não só depositamos os restos mortais dos nossos amigos e parentes, independentes de qual seja a religião, as pessoas tem o hábito desde a mais remota Antiguidade de voltar àquele local, pelo menos uma vez ao ano.
O enterro das pessoas mortas, não é só uma questão de higiene onde se evita problemas de saúde, está ligado diretamente às mais diversas crenças religiosas, bem como a ideia de “salvação e a vida eterna em paz”, adquirindo assim um significado muito especial para os que ficam vivos.
Acredito que essa REIVINDICAÇÃO, vista com esse objetivo se torna algo muito mais abrangente do que se imagina e deve suscitar uma discussão mais ampla. Qualquer medida que se tome nessa direção, deverá levar em conta a união e o respeito envolvendo todas as crenças, um local de visitação onde você possa passear e meditar – um local com muito verde – onde a presença do ar puro nos revele inteireza de espírito e nos inspire uma convivência harmoniosa e de paz.
Acima como se encontra o nosso Cemitério Municipal e abaixo (foto internet) o que seria um Cemitério ideal...