Cerca de 1200 alunos de diversas Escolas da cidade e do interior do município e do próprio Colégio (Ensino Fundamental e Ensino Médio) estiveram visitando ontem (07), a Primeira Mostra pedagógica do Colégio Estadual Castelo Branco. Entre os presentes, Escola Serafim Machado, Escola José Francisco de Oliveira, Escola Osório, Escola Vitorino, Colégio Parigot de Souza, Colégio Coelho Neto, Colégio Rural D. Pedro II, Colégio Nossa Senhora de Fátima, entre outros.
Segundo a Professora Anelise Carradore Lutz, Diretora substituta, objetivo desta mostra é não só mostrar e valorizar o que é feito durante o ano pelos alunos e professores, como também integrar toda a comunidade escolar. “É uma atividade que envolve aprendizagem, participação, integração, comportamento e busca revelar esse espírito de transformação social que é próprio de uma sociedade em evolução”, explica.
Para a Professora Margarete Blemer, Coordenadora Pedagógica, essa é uma atividade que oportuniza que alunos e professores possam mostrar à comunidade escolar os projetos com enfoque interdisciplinar, desenvolvidos ao longo do ano letivo. “Isso propicia aos alunos a oportunidade de exporem a sua criatividade, envolvendo habilidade, imaginação e até mesmo a investigação e a valorização nas áreas científica e tecnológica”, ensina.
Lembra Anelise que a exposição dos projetos de trabalhos realizados em sala de aula durante o ano letivo, com base num enfoque interdisciplinar, além de motivar e valorizar termina se constituindo numa esperança de mudança no coletivo como um todo. “Basta olharmos na alegria e na satisfação em cada membro que compõe as equipes que estão aqui hoje recepcionando, mostrando e explicando o que foi realizado em sala de aula durante o ano”, exemplifica.
Um dos pontos a se ressaltar numa mostra pedagógica como essa, segundo ela, é o envolvimento da escola como um todo nas ações. “Professores e alunos buscando informações, pesquisando e buscando fundamentar e embasar aquilo que estão apresentando – informações essas que não estão só no livro didático – mas também na internet, revistas, livros e jornais”.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTE
Segundo Anelise, um dos objetivos dessa mostra também é divulgar para a comunidade, uma das maiores conquistas da Escola em 2018, o Curso de Formação de Docente. “Estamos com inscrições abertas para esse importante Curso de Formação de Docente que esse ano está sendo aplicado e coordenado pelo próprio Colégio”, nos disse ela.
O Curso de Formação de Docente começou no ano passado como uma extensão do Colégio de Missal e um dado curioso que nos chama a atenção é que, atualmente 43 alunas frequentam o curso – e nenhum aluno. “Dois alunos começaram o curso – mas desistiram no decorrer do ano”, garante a Diretora.
Segundo ela, é ofertado inteiramente gratuito, é um curso profissionalizante cujo objetivo é formar professores para atuar como docentes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “O currículo é Pleno, integrado ao Ensino Médio e tem uma duração de 4 anos”, pontifica.
Veja o que andamos fotografando nessa mostra pedagógica..., imagens que falam por si e dispensam legendas...
Logo na entrada os convidados eram recepcionados com muita simpatia e ainda levavam para casa uma lembrancinha da mostra pedagógica