O bom público que foi ontem ao Ginásio de Esportes Joelson Marcelino para assistir a final do XII Campeonato Municipal – Taça Rádio Jornal (categoria livre), promovido pela Rádio Jornal em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, entre a Metalúrgica Raimundi/Sicredi e a Inove Decorações/Unicon Consórcios, deve ter saído satisfeito com o que viram na quadra.
De um lado, a equipe da Metalúrgica Raimundi / Sicredi com toda a sua bagagem e tradição, onde os próprios números falam por si. Disputou 12 vezes essa competição e ganhou onze. E a única vez que perdeu foi na sua segunda edição, para a boa equipe da SESPEL, comandada por Arlindo Pedro Cavalca e Cia, ou seja, a mais de 10 anos.
Aliás, quando se trata de futsal, temos que admitir que a equipe da Metalúrgica Raimundi / Sicredi, é um nome de respeito na região. São dezenas e dezenas de títulos conquistados nas mais diferentes competições. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, onde o nível do futsal praticado no amador, tem praticamente uma estrutura profissional, a equipe também tem ganhado praticamente todas as competições que tem participado.
De todas essas conquistas, por muitos anos o empresário João Carlos Raimundi que hoje comanda a equipe como técnico jogou como atleta, ou seja, o futsal continua sendo o seu hobby preferido. Ele investe tempo e recursos, gosta do que faz.
Todo esse histórico de conquista, pelo visto, não foi levado muito em consideração pelo jovem auxiliar técnico da Inove Decorações / Unicon Consórcios. Uma equipe jovem, recém-formada e disputando pela primeira vez esta competição e chegar a uma final, não deixa de ser um grande feito. Mas, numa decisão como esta, enfrentando uma equipe rápida, muito bem entrosada com atletas de potencial como Fernandinho Michel e Cia., teria que ter adotado uma estratégia mais cautelosa – jogar fechadinho lá atrás e explorar um possível contra ataque.
Qual a tua expectativa para este jogo, perguntei ao auxiliar técnico, momentos antes da bola rolar. “Vamos para cima deles jogando de para igual”, me disse ele. Não deu outra. Logo no início do jogo, depois de uma triangulação perfeita, Fernandinho fez um 01 x 0; Michel aos 08 e Jean aos 18, fecharam o primeiro tempo em 03 x 0.
No segundo tempo, já prevendo a final que tem nesta quinta-feira em Foz, a ordem do técnico João Raimundi aos seus comandados era para tocar a bola, não forçar e deixar o tempo passar. Mesmo assim, fechou o placar em 06 x 02, com mais dois gols de Michel, e mais um de Jean – Barreto e o artilheiro Fabiano descontaram para a Inove.
Segundo Alessandro Alcará, responsável técnico da equipe vice-campeã, “chegar a final numa competição tradicional como essa, já na primeira participação, não deixa de ser uma honra”, deixando claro a sua alegria de ter participado deste evento.
Na disputa do terceiro e quarto lugar, depois de um empate em 03 x 03 no tempo normal, a Kipão AB/Agrobrasil levou a melhor ao vencer a Portal Vidros/Manain, na cobrança de penalidades 9x8.
Premiação: O troféu de goleiro menos vazado ficou com Maicon, da Metalúrgica Raimundi e o troféu de Artilheiro da Competição ficou com Fabiano da Inove, com 11 gols.
Regional de Futsal
Ao todo, 16 equipes participaram desta edição. “Com a interdição dos ginásios de esporte, tivemos um hiato e essa edição de 2018 marca o retorno do futsal amador no calendário esportivo de São Miguel do Iguaçu. Este é um evento que mobiliza centenas de pessoas, entre atletas, empresários, familiares e demais apoiadores”, ressalta Jones de Souza, Diretor da Rádio Jornal.
Segundo ele, está nos planos da emissora organizar um evento desta natureza a nível Regional já para o ano que vem. “O esporte é uma importante ferramenta que ajuda a dinamizar e potencializar a comunidade como um todo. Nossa intenção para o próximo ano é ampliar essa visão com a organização de uma competição regional. Será o “1º Regional de Futsal Rádio Jornal São Miguel”, me disse ele, lembrando em seguida que em fevereiro do próximo ano, a Rádio estará completando 30 anos de atividade.
A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Catiúscia Milioli Presa, entregando o troféu de Campeão da XII Taça Rádio Jornal ao capitão Jean
Constante Scariot, Diretor proprietário da Rádio Jornal, entregando ao capitão Jean, o belíssimo Troféu Rotativo Rádio Jornal
O técnico Alessandro Alcará, recebendo das mãos do Professor Henrique o troféu de vice-campeão
Entre os presentes prestigiando esse evento, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Presa; a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Catiúscia Milioli Presa; Ritali, representando a Liga de Futsal de Foz do Iguaçu; Professor Henrique e Tcharlene do Departamento Municipal de Esportes; Marcelo Mayer e Constante Scariot, proprietário da Rádio Jornal.
Romarinho, capitão da Kipão/Agro Brasil, recebendo o troféu de terceiro lugar das mãos do presidente do Legislativo Municipal, vereador Professor Presa e do vereador Lafaiete Ganda Meira
Maicon Sergel, recebendo o troféu de goleiro menos vazado (03 gols)
Fabiano, artilheiro da competição com 11 gols, recebendo o seu troféu