O mês de dezembro, nos países cristãos, onde se dá importância do Natal em família, é realmente um mês a típico. É como se a humanidade voltasse no tempo e no espaço, deixasse a violência de lado e se preocupasse com a bondade, a espontaneidade e colocasse toda a sua criatividade para enfeitar, colorir, com árvores e luzes, todos os espaços, além é claro, do famoso Papai Noel.
Muito embora, exista por detrás de tudo isso, não só o espírito cristão, referenciado e despertado na homenagem ao Nascimento do Menino Jesus – mas também, o lado comercial com a compra de presentes e toda uma mobilização empresarial, o que vemos é que esta ainda é uma das Festas mais bonita que envolve praticamente toda a Humanidade.
E muitas vezes, da onde menos se espera, vemos lances de pureza, inocência e muita bondade no coração, como o que foi realizado pelo Garoto João Alves de Souza da Escola José Francisco de Oliveira, ontem (06), que segundo relato do presidente da Associação Coração Valente, deixou todos emocionados.
Ao nos repassar fotos, e vídeos do dia de ontem, ele nos contava com muita emoção o que foi o dia dele e da sua Diretoria ao visitarem a Escola José Francisco de Oliveira para fazer a entrega de coisas simples, como bombons, cartilhas, pirulitos, enfim, presentes de Natal.
Segundo Tcharles Machado, presidente da Associação, no momento em que faziam a entrega dos presentes na Escola, um garotinho de nome João Paulo (que não deve ter mais do que 10 anos, segundo ele) se levantou e pediu a palavra e surpreendeu a todos, inclusive a própria Diretora, Janete Terezinha Schmitt da Escola. “Vocês não imaginam o bem que estão fazendo para nós com essa visita. Parabéns para vocês e continuem assim, vocês estão fazendo um trabalho muito bonito”, me relatava visivelmente emocionado Tcharles, acrescentando: “isso só pode ser obra do Divino Espírito Santo de Deus – ele emocionou a todos. A própria Diretora do Colégio ficou tão emocionada que não conseguia nem falar na sequência”, relata.
Segundo Tcharles, são momentos como esse que fazem as pessoas se superarem e irem muito além das oito horas diárias de trabalho profissional. “Isso marca a vida da gente. As palavras deste garoto e só de você estar ali e poder olhar para o rosto dessas crianças e ver o olhar de felicidade e como se contentam com tão pouco, nos faz pensar. O ideal seria fazermos todos os dias da nossa vida como se fosse Dia de Natal, o dia do Nascimento do Menino Jesus”, pontifica, agradecendo todos os demais membros da sua diretoria e associados que de uma forma ou de outra, estão ajudando a levar em frente esse trabalho.
Outro momento marcante, segundo ele, foi também quando uma Garotinha (Luciana Santos de Moraes) da quarta série, se levantou e lhe entregou uma cartinha escrita com o próprio punho, nos agradecendo pela visita. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. "Vocês são os melhores Padrinhos da Escola e essa apresentação de Natal que estamos apresentando é para vocês. Espero que gostem", dizia ela.
Segundo ele, ainda esta semana, na quarta-feira, estiveram participando da Formatura junto a Escola Pestalozzi, onde a Associação dou um cheque no valor de R$ 1.000,00 para ajudar nas despesas e na distribuição de presentes.