banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA e Polícia Federal realizam mutirão para regularizar documentos de estudantes
  Data/Hora: 18.fev.2019 - 15h 36 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Um mutirão para emissão e renovação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), o documento oficial dos estrangeiros que residem no Brasil, teve início nesta segunda-feira (18), na UNILA - Vila A. A ação é voltada aos estudantes da Universidade, tanto calouros como veteranos. A expectativa é de que cerca de 600 acadêmicos estrangeiros sejam atendidos até o dia 1º de março, quando encerra-se a ação. O mutirão é realizado na UNILA desde 2015, em parceria com o Núcleo de Migração da Polícia Federal.

 

Da Assessoria - “O documento é o que garante que o estudante possa se vincular à Universidade - realizar a matrícula ou, ainda, receber benefícios como assistência estudantil ou realizar mobilidade, por exemplo”, diz Marianna Ferreira e Silva, chefe da Seção de Apoio ao Estrangeiro, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT). Ela explica que, na UNILA, serão realizadas ações como checagem e digitalização dos documentos. Caso não seja possível fazer a biometria no local, os estudantes serão encaminhados à Polícia Federal para fazer essa coleta.

 

O mutirão na UNILA ocorre das 8h30 às 12h, com atendimento aos estudantes que realizaram o agendamento, e outros dez atendimentos extras, que serão por ordem de chegada. “Essa ação é uma ajuda mútua que, para a Polícia Federal, permite maior fluidez do trabalho, com processamento mais rápido dos dados. E, para a UNILA, facilita a regularização do estudante de forma mais imediata, para que ele possa exercer com plenitude sua vida civil e acessar seus direitos”, afirma o agente da Polícia Federal Walter Eduardo Rosa Cruz.

 

A salvadorenha Suzana Ramos (esquerda) renovou seus documentos nesta segunda-feira (18) no mutirão realizado pela UNILA e Polícia Federal

 

A estudante de El Salvador, Suzana Ramos, do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, foi uma das primeiras a participar do mutirão para fazer a renovação de seus documentos. “O mutirão facilita porque não temos que fazer deslocamentos e também porque podemos contar com ajuda de pessoas da UNILA, inclusive de nossos colegas”, diz.

 

Voluntários

 

Este ano o mutirão conta com apoio de 17 discentes veteranos de diversos cursos da UNILA, que atuam como voluntários na recepção dos colegas na verificação dos documentos. São discentes brasileiros e também oriundos de países como Venezuela, Haiti, Peru, Honduras, Paraguai e Colômbia.

 

Discentes veteranos atuam como voluntários na recepção dos colegas na verificação dos documentos
 
Entre os voluntários, o estudante de El Salvador, Moisés Gochez Rivera, do curso de Medicina, conta que a ideia de participar do mutirão é uma forma de integração. “Aqui há um laço de amizade entre pessoas de diferentes países. E o estudante que vem de fora precisa se superar e conta com apoio dos docentes e dos estudantes, que falam espanhol e português. Assim como recebi apoio no início, é também uma forma de ajudar os colegas”, reitera.
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein