Um bom público compareceu hoje (08) na Câmara Municipal, para acompanhar a sessão que elegeu Boa Ventura João Motta (PMDB) como novo presidente da Casa. A sessão presidida pelo presidente interino Professor Ari, começou tensa. Boa Ventura, irá substituir o ex-presidente Edson Ferreira para o biênio 2019/2020. A escolha foi nominal com o voto em aberto. O Vereador que quisesse concorrer era só se apresentar no início da sessão.
Boa Ventura Motta PMDB (até então considerado de oposição a atual Administração) e Alfredo Júnior Mendes (PR) mesmo partido do prefeito se apresentaram como candidatos. Na primeira votação, o empate em 4 x 4..., votaram com Boa Ventura Motta (PMDB), Professor Ari (PPL), Flávia Dartora (PRB) e Francisco Machado Motta (SD); e com Alfredo Mendes (PR), Professor Presa, Lafaiete Ganda Meira e Wando da Garagem, todos do PSDB.
De acordo com o regimento, em caso de empate, se faz uma nova eleição na sequência e permanecendo o empate, assume a vaga o Vereador mais velho, no caso, Boa Ventura Manoel João Motta (PMDB), tendo ao seu lado na Mesa Diretiva da Câmara o Vereador Professor Ari (PPL), também considerado de oposição.
VEJA COMO FOI
A sessão começou com cerca de 10 minutos de atraso e com certa dose de tensão no ar. O bloco comandado pelo PSDB, que tinha Alfredo Mendes do (PR) como candidato, esperaram até o último minuto pela presença do Vereador Marcos Murbak (SD)..., pelo visto com a intenção de mostrar-lhe que poderia optar em permanecer em céu de brigadeiro ou trilhar a rota mais difícil e enfrentar as possíveis turbulência na sequência que todo o pedido de impeachment é possível promover...
Na abertura dos trabalhos, o presidente em exercício Professor Ari, solicitou a Secretária que lesse a correspondência do Delegado de Medianeira, em resposta ao requerimento feito e assinado por todos os vereadores pedindo esclarecimento sobre as suas declarações em entrevista à imprensa recentemente a respeito de uma suposta irregularidade envolvendo os membros da Mesa na eleição anterior.
Diante da resposta do delegado de que não poderia dar maiores detalhes da investigação porque a mesma corre sobre sigilo de Justiça, o presidente em Exercício, Professor Ari (PPL), solicitou dos demais membros da Casa “se teriam algo contra a realização da eleição naquela data.”
O Vereador Professor Presa (PSDB), ressaltou a ausência do Vereador Marcos Murbak (SD) – Ari por sua vez, alegou que existia quórum e esse não seria motivo para suspender a eleição.
O Vereador Wando (PSDB), perguntou ao presidente se ele tinha conhecimento de que existia um pedido de cassação protocolado na Câmara contra o Vereador Marcos Murbak (SD) e se o mesmo poderia ser lido naquela Sessão – “Estou sabendo disso agora por você”, respondeu Ari e solicitou ao seu Assessor Jurídico para verificar a existência de tal documento.
Verificou-se que o mesmo tinha sido protocolado às 16h33min, ou seja, três minutos depois do prazo regimental para o início da Sessão (16h30), motivo pelo qual o mesmo só poderá ser lido e apreciado na próxima sessão.
Assim que assinou o termo de posse e sentou na Cadeira como presidente, Boa Ventura João Motta, na sua terceira Legislatura, agradeceu os votos recebidos, salientando que a partir daquele momento “era presidente da Casa e não de um grupo”. “Agradeço aos meus familiares, a imprensa, enfim, a todos que estão prestigiando essa eleição. Prometo fazer um trabalho isento como sempre fiz. Vou apoiar tudo o que for de interesse da população e peço aos demais que nos ajudem a fiscalizar e a realizar um bom trabalho”.
Na sequência, como é de praxe nos regimes democráticos, os demais se solidarizaram e parabenizaram a escolha do novo presidente da Casa.
“Sempre fomos considerados como oposição – mas a nossa oposição é política partidária – mas acima de tudo está o nosso município, está a nossa população e tudo que for de interesse do cidadão são-miguelense, tem o nosso apoio”, discorreu o Professor Ari (PPL)
“Uma disputa sadia faz parte da democracia. Sou amigo e temos uma amizade de longa data e pessoalmente não tenho nada contra a sua eleição como novo presidente e a minha intenção é ajuda-lo a realizar um bom trabalho”, ressaltou Professor Presa (PSDB).
“A política é assim mesmo e sempre vai haver disputa. Eu tenho certeza de que Boa Ventura João Motta com sua experiência vai representar muito bem essa Casa”, ponderou Lafaiete Ganda Meira (PSDB).
“Com sua experiência, o Motta sempre foi muito bem valorizado e respeitado aqui nessa Casa. Tenho certeza de que conseguirá conduzir os trabalhos dessa casa em perfeita harmonia”, dissertou o vereador Wando da Garagem (PSDB), sendo seguido pelo Francisco Machado Motta (SD) e pelo Alfredo Mendes (PR) – “tem toda a experiência para fazer um bom mandato”.
Veja na próxima o Angu de Caroço que é esse pedido de Cassação do Vereador Marquinhos para a Casa...
-
-
Sinesio Adam Ultima cartada para nois agricoltores desse municipio.O velho Motta e to campo quem sabe esse pelo menos vai tentar fazer algo nesses ultimos messes pra nos agricoltores.tamos abandonados nesse municipio sem estradas
-
-
Fernanda Gamba Motta Com toda a experiência carácter e humildade do Ventura podemos esperar só noticias boas..o caminho que ele vai percorrer não é fácil mais com o apoio de amigos e familiares tudo vai dar certo..
-
-
-
-
Volmer Tschinkel A eleição do novo presidente da casa legislativa é um alento a todos os munícipes que almejão pelos princípios da impessoalidade e moralidade no trato da coisa pública. Uma luz se acende e a torcida de todos nós é imensa, bem como mais responsabilidades ao novo presidente de conduzir o legislativo a sua principal função Constitucional.
-
Daniel Soares Vamos ispera k teia mais iprego e k mais i preza se istale na nosa cidade