Convênio foi formalizado nesta quarta-feira (25) pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e sindicatos patronal e de trabalhadores.
Os profissionais que trabalham com turismo em Foz do Iguaçu poderão conhecer, sem custo, o Circuito Turístico Especial e o Test-Drive Veículo Elétrico, duas das principais atrações do Complexo Turístico da Itaipu Binacional. A medida vale para o período de baixa temporada, de 1º de agosto a 30 de novembro, com exceção dos feriados prolongados. Os outros atrativos da usina já tinham isenção de tarifa para moradores da região.
O convênio foi assinado nesta quarta-feira (25), no Centro de Recepção de
Visitantes (CRV) de Itaipu, por representantes da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), gestora do turismo da usina, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhoteis) e o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu. Cerca de 7,5 mil trabalhadores dos setores de hotelaria e gastronomia poderão ser beneficiados.
De acordo com o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu – o Fundo Iguaçu, a medida ajuda a integrar a categoria e possibilita maior conhecimento dos atrativos da cidade pelo trade turístico. “É uma forma de integração que será boa para todos. Esse convênio vai fortalecer ainda mais o setor e esperamos que a experiência sirva de referência também para outros atrativos da cidade”, afirmou.
A gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes, disse que o objetivo do convênio é fazer com que os trabalhadores conheçam cada vez mais e melhor os atrativos da usina para que possam compartilhar a informação com os turistas que visitam o Destino Iguaçu. “Quanto mais os profissionais conhecerem os nossos produtos, mais capacitados estarão para dar informações aos turistas”, explicou.
O presidente do Sindhoteis, Carlos Antonio da Silva, destacou a parceria com o sindicato dos trabalhadores e a estratégia de elevar o nível de conhecimento do setor. “Esse convênio é muito importante porque se trata de um dos principais atrativos de nossa cidade”, disse, referindo-se a Itaipu. “Por isso, precisamos conhecer cada vez mais os nossos atrativos”, completou.
Segundo o diretor-secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Luiz Carlos Queiroz, é muito comum o turista pedir dicas e informações ao pessoal que trabalha no setor. “E a cidade só é boa para o visitante se for boa para o morador. Por isso, ele precisa conhecer os atrativos”, reforçou, lembrando que o convênio abre também uma possibilidade de lazer para a categoria.
Mix completo
Desde abril, a população de Foz do Iguaçu e região – incluindo os profissionais do turismo – já não paga mais para conhecer os principais atrativos da usina: a Visita Panorâmica, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Ecomuseu, a Iluminação da Barragem e o Polo Astronômico. Só ficaram de fora da medida o Circuito Especial e o test drive com veículo elétrico – que são atrativos com capacidade de atendimento limitada.
E é essa a lacuna que o convênio visa cobrir para o pessoal que trabalha diretamente com turismo e têm contato constante com os visitantes do Destino Iguaçu. A partir de agora, a categoria terá acesso a gratuito a todo o mix de produtos oferecidos por Itaipu. Jurema Fernandes destaca que para ter direito ao benefício o profissional deverá encaminhar pedido para o sindicato, que agendará a visita à Itaipu.
Ela acrescenta que haverá uma cota semanal destinada para os profissionais do setor: 50 visitas no Circuito Especial e nove para o test drive. Por isso, é importante agendar a visita com antecedência.