“Sócrates dizia que: há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente – seguindo por esse raciocínio, eu diria que a nossa comunidade está muito bem servida”. (Dr. Ijair)
Bastante prestigiada a solenidade de abertura dos trabalhos da Correição Geral Ordinária 2019, hoje pela manhã no Fórum da Comarca de São Miguel do Iguaçu. O Desembargador José Augusto Gomes Aniceto e os demais Corregedores estarão durante todo o dia fiscalizando e orientando.
Segundo o Desembargador, este é um trabalho de rotina que “visa identificar possíveis irregularidades, orientar e colaborar para a melhor eficiência em todos os serviços que são prestados para a população”.
“Estou surpreso com essa recepção tão calorosa. Isso prova que existe uma perfeita integração entre a magistratura e os demais segmentos da sociedade – isto demonstra que os magistrados desta Comarca trabalham com as portas abertas para a comunidade”, para em seguida lembrar o quanto é difícil à tarefa de um Juiz. “O grau de insatisfação dos que procuram a Justiça é de no mínimo 50% - pois ele tem que decidir entre um lado e outro...”, pondera, ressaltando que “nós estamos aqui durante todo o dia a disposição de quem quiser nos trazer sugestão, opinião, ou qualquer outro fato que venha colaborar e ajudar nos possíveis conflitos que possam existir”.
O Dr. Márcio de Lima, Juiz de Direito Titular da Vara Civil e Diretor do Fórum, ao fazer a sua saudação, agradeceu a presença e lembrou a importância de se dar publicidade a um trabalho desta natureza, lembrando que o resultado dessas visitas e reuniões compõe relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar seu desempenho. “A Comarca sempre está de portas abertas. Tudo que for para a melhoria da qualidade do nosso trabalho no dia a dia tem as nossas boas vindas. Estamos aqui para atender a todos”.
Fizeram uso da palavra também para dar as boas vindas ao Desembargador e a sua equipe de Corregedores Daniella Sereni, representante da OAB e o Promotor de Justiça Dr. Pedro G. H. Almeida Machado.
O Dr. Ferdinando Scremin Neto, Juiz de Direito titular da Vara Criminal e mestre de cerimônia nessa solenidade – para homenagear o ilustre visitante, entregou um exemplar do livro “Código Penal Comentado”, a onde também contém a sua contribuição...
Momentos antes do início da solenidade da abertura, o Dr. Ijair Vamerlatti, ao cumprimentar o pessoal da imprensa que se acotovelava na entrada do Fórum, com o seu costumeiro bom humor parafraseando Sócrates, nos dizia – “Sócrates dizia que: há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente – seguindo por esse raciocínio, eu diria que a nossa comunidade está muito bem servida”, para logo em seguida contar uma piada nada franciscana sobre o repórter Moreira da Silva, obrigando todos a caírem na gargalhada...
Entre os presentes, representantes dos órgãos de segurança pública Comandante Guédes da Polícia Militar e o Delegado Walcely de Almeida, servidores do Poder Judiciário, Sindjus (Edson da Silva), Ministério Público (Dr. Pedro G. H. Almeida Machado), representante da OAB (Daniella Serene), Conselho da Comunidade (Mara Solange Pinto), Administração Municipal Prefeito Claudiomiro da Costa Dutra), Presidente do Legislativo de Itaipulândia (Vereador Vit Serena), representante do Legislativo de São Miguel do Iguaçu (Vereador Francisco Machado Mota), e entidades representativas como Rotary Club e o Lions Clube. O Desembargador José Augusto Gomes Aniceto, Corregedor Geral da Justiça; Dr. Márcio de Lima, Juiz de Direito Titular da Vara Civil e Anexos e Diretor do Fórum; Dr. Ferdinando Scremin Neto, Juiz de Direito titular da Vara Criminal e anexos; Dr. Huber Ferreira Cavalheiro, Juiz Substituto e os Juízes Auxiliares da Corregedoria: Dr. Davi Pinto de Almeida, Dr. Ivo Faccenda, Dr. Eduardo Fagundes, Dr. Marcel Rotoli de Macedo, Dra. Ana Paula Accioly e Dra. Danyza Granatto de Oliveira.