A Volkswagen do Brasil mostrou a concessionários de todo o Brasil os novos Gol e Voyage. A apresentação incluiu um show de grafismos e muitas referências às belezas de Foz do Iguaçu e à usina, “um gol de placa do Brasil em energia renovável”
A apresentação dos novos Gol e Voyage, para concessionários da Volkswagen de todo o Brasil, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, confirmou que a hidrelétrica – a maior em geração de energia
limpa e renovável do planeta - é o cenário perfeito para grandes espetáculos. E a montadora soube valorizar Itaipu tanto no show de grafismos apresentado no Mirante Central quanto nas peças publicitárias que mesclam gols, Neymar e os carros com cenas da usina, apresentadas no Edifício da Descarga.
Para a apresentação desta quarta-feira à noite (25), a Volkswagen trouxe a Foz do Iguaçu cerca de 500 representantes de concessionárias de todo o Brasil, além de funcionários do marketing e os responsáveis pela reestilização dos veículos, num total de 650 pessoas. Trouxe, ainda, uma frota de cem gols e voyages, para um test-crive nas vias da usina.
Quatro diretores de Itaipu prestigiaram o evento: o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora financeira executiva, Margaret Groff; o diretor jurídico, Cezar Ziliotto, e o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich. O diretor administrativo, Edésio Passos, não pôde participar, porque representou Itaipu num evento externo.
Em discurso antes do espetáculo, no Mirante Central, a vice-presidente mundial de vendas e marketing da Volkswagen, Jutta Dierks, justificou a escolha de Foz do Iguaçu. “A festa de lançamento combina com as paisagens vistas aqui”, explicou. E completou: “As Cataratas e Itaipu são orgulho nacional, assim como Gol e Voyage são orgulho da Volkswagen”.
Entre luzes, gols e voyages foram então mostrados ao longe, na ilha do Canal de Desvio. Em seguida, foi projetado um show de grafismos, com narração – e expressões típicas – do locutor Galvão Bueno.
Projetadas por toda a ilha, as imagens formam bolas, que depois são arremessadas a traves, nos diversos tipos de gols, inclusive o “impossível”. “O torcedor sempre espera pelo Gol”, diz o texto, para falar então dos “gols” do Brasil nas mais variadas áreas, da economia à educação e à saúde, sem esquecer de Itaipu – “a usina de Itaipu é o golaço do Brasil em energia renovável”. E que “não haveria lugar melhor” para apresentar os novos veículos.
A sequência de grafismos prossegue, sempre buscando a analogia entre o futebol e o Gol, que finalmente aparece depois de uma exclamação típica de Bueno: “Olha o Gol, olha o Gol”. O Gol reestilizado, líder de mercado há 25 anos, surge nos grafismos e também “ao vivo”, na própria ilha, onde uma pequena frota aparece, sob luzes intensas.
O espetáculo dura cerca de quinze minutos. Ao final, as luzes na ilha do Canal de Desvio começam a se apagar, enquanto a barragem progressivamente se acende, para encantamento dos espectadores. A Iluminação da Barragem é um espetáculo oferecido todas as sextas-feiras aos turistas.
No final do espetáculo da montadora, um show de fogos de artifício é apresentado pelo locutor como “uma homenagem de Itaipu aos grandes craques da Volkswagen”.
O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, comentou que o “belíssimo espetáculo” soube valorizar a grandiosidade e a beleza da usina.
Do Mirante Central, o público se dirigiu ao Edifício de Descarga, para um coquetel e jantar. Grande parte dos visitantes foi na frota de cem gols e voyages postos à disposição para um test-drive pelas vias da usina, podendo assim “apreciar a estatura de Itaipu e as belezas da barragem iluminada”, como disse o porta-voz da Volkswagen.
No Edifício de Descarga, um Gol e um Voyage, içados por guindastes, passaram de montante para jusante. Painéis com o jogador Neymar mesclavam mais uma vez o gol no futebol com o nome do carro. O detalhe é que as peças também apresentavam Itaipu, num simbolismo de energia e força.
Em discurso antes do jantar, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, comparou Itaipu com a montadora, porque ambas atuam com “alta tecnologia e preocupação com a sustentabilidade”.
Ele disse que 40% da energia consumida pela Volkswagen vem de uma pequena central hidrelétrica que a empresa mantém e que outra usina está quase concluída. Schmall brincou, dirigindo-se a Jorge Samek: “Quem sabe até possamos fornecer energia para vocês”.
Os novos Gol e Voyage, segundo ele, são a aposta da Volkswagen para manter a liderança no mercado brasileiro. E disse que, se o Gol fosse uma marca de montadora, as suas vendas fariam dela a quarta maior do brasil. No mercado externo, o Gol já vendeu 1 milhão de unidades. O Voyage, por sua vez, vendeu até hoje 1 milhão de unidades, no Brasil e em 58 países.
Nova apresentação
Nesta sexta-feira, dia 27, a Volkswagen do Brasil apresentará o Gol e o Voyage para importadores de 30 países e para grandes frotistas e locadoras do Brasil.
Destino de muitos eventos
O lançamento dos novos Gol e Voyage, na usina de Itaipu, confirmou que Foz do Iguaçu é um dos melhores destinos no Brasil para grandes eventos. A Volkswagen do Brasil trouxe à cidade mais de 1.200 pessoas. A usina também já foi cenário para lançamento de outros carros e produtos do setor automotivo e palco para confraternização de grandes marcas e eventos esportivos, religiosos e de turismo.