Ontem à noite, a convite do presidente João Carlos Boles, estive visitando o Rotary Club de São Miguel do Iguaçu, visando mostrar, ampliar, envolver mais e mais pessoas em torno do “Projeto combater a Violência com Inteligência, pregando a Cultura da Paz”.
Lançado no ano passado pelo nosso Jornal, em parceria com a UNIGUAÇU – FAESI teve como “Projeto Piloto” o Colégio Nestor Victor dos Santos. Vale salientar que se trata de um Concurso de Redação, Poesia e Artes visuais, envolvendo os alunos do Nono período (artes visuais) e o Ensino Médio (poesia e redação).
Uma das premiações ao primeiro lugar do Ensino Médio é uma Bolsa de Estudos oferecida pela FAESI. Durante a premiação desta primeira turma que ocorreu no último dia 30 de maio no Auditório da UNIGUAÇU, super satisfeito com o resultado do Projeto a Direção daquela Instituição de Ensino surpreendeu os vencedores repassando 50% de uma bolsa para o segundo colocado e 30% para o terceiro. (http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=41867)
Na oportunidade, entregamos para o presidente João Carlos Boles e para o secretário Alexandre Polita um Certificado que o Projeto distribuiu a todos os parceiros que contribuíram para realização desta primeira edição.
Antes de falarmos sobre o Interact Club, vale ressaltar a descontração e o absoluto espírito de companheirismo entre os associados.
Estamos curiosos para ver e, se possível, divulgar na íntegra a reclamação que o presidente João Carlos deverá entregar oficialmente aos Diretores do Lions Clube, envolvendo supostas irregularidades na escalação do time no último amistoso solidário, onde, como de costume, segundo o presidente, a sua equipe perdeu: “Estamos protocolando essa representação junto ao Departamento de Justiça da Liga Esportiva”, nos adiantava com muito bom humor o presidente, que é bom que se diga, redigida de forma brilhante (humoristicamente falando) pelo Secretário Alexandre.
Interact Club e a realização do GIDS 2019 em São Miguel
Momentos antes da reunião do Rotary – destaque para a reunião calorosa do Interact Club, onde a presidente Bárbara Alberton com muita energia cobrou empenho de todos os seus associados para a organização do principal evento do ano. “Vamos receber cerca de 700 jovens entre 12 e 18 anos de idade nos dias 04, 05 e 06 de Outubro para a realização do GIBS 2019, que serão realizados nas dependências da Uniguaçu – Faesi” adianta Bárbara, ressaltando que tudo depende de logística e organização, onde a participação de todos é fundamental para o sucesso do evento. (Na foto acima, membros da Diretoria - Gabriel Muller, Bárbara Alberton, Giovana Dorigon, Bruno Varias e Eduardo Amboni)
O GIDS (Gincana Distrital do Interact) é um evento realizado pelos jovens do Interact Clube cujo objetivo é promover a compreensão e a amizade entre as pessoas. “É uma Gincana envolvendo diversas atividades culturais, esportivas e recreativas, inclusive oratória e no final, o primeiro colocado recebe um belíssimo troféu”, explica Bárbara, ressaltando que a cada ano é realizado num município diferente que pertencem ao Distrito 4640 do Rotary Club.
O ex-prefeito e rotariano, Armando Luiz Polita, dirigindo-se aos companheiros, citando o artigo “Deixando um Mundo Melhor” de Paulo Augusto Zanardi, diretor do Rotary Internacional, “lembrou que o Rotary Club se preocupa com o futuro dos nossos jovens, pois serão eles os dirigentes que conduzirão os destinos da humanidade em todas as suas dimensões: familiar, comunitária, governamental e internacional”.
“Como rotarianos, devemos inspirar nossos jovens, assim como devemos atender outras importantes necessidades. Cabe a nós a visão de promover o desenvolvimento sustentável, a superação da pobreza, a responsabilidade corporativa e a reflexão sobre questões como a qualidade da educação”, lembrou.
Visita do Governador Assistente
Entre os presentes, Fábio Brockmam, do Rotary Rio Alegria de Medianeira, representante da Governadora no Distrito 4640. “Venho ressaltar aos companheiros a importância de uma maior integração entre os Clubes”, disse ele, colocando-se a disposição de todos para intermediar e repassar projetos e reivindicações junto a Governadora.