Ao vê-la com apenas 12 anos de idade, esbanjando alegria e harmonia, vontade e determinação, força, vigor e uma incrível elasticidade e ser convocada para representar o nosso país nos Jogos Pan Americanos – fico a me perguntar - da onde vem tudo isso? E a própria Isa, como carinhosamente a chamamos, responde: “Não é sorte vô, é trabalho diário, disciplina e muito amor pelo que se faz...”.
Fotos: arquivo pessoal dos seus pais - Parabéns Isabelle! Na sequência, ela mesma, não com essas palavras, mas com um jeitinho só dela, nos mostra um carinho todo especial, uma profunda conexão pelos seus Professores – “eles estão sempre ali, exigindo o máximo, às vezes até com certa dureza, mas a gente sabe que é para o nosso bem” – deixando claro que no esporte, seja individual ou coletivo, existe o trabalho em equipe. Existem profissionais por trás apoiando, treinando, orientando e dando todo o suporte para o atleta manter sempre acessa a chama de estar no lugar mais alto do pódio.
Sempre que ela se refere das suas treinadoras (Solange e Anita), o faz com um brilho que salta aos olhos. Solange Paludo, inclusive, já fez parte da equipe técnica da Seleção Brasileira e foi quem a levou recentemente para o Chile...
Uma das grandes lições que os atletas de ponta, de alto desempenho nos dão é que, os resultados não aparecem da noite para o dia. Como em tudo na vida que vale a pena lutar, se faz necessária disciplina e dedicação. Eles nos ensinam que devemos ser o melhor em tudo o que fazemos. Não existe “almoço grátis”, como popularmente se diz, e sim, uma suada trajetória.
A seguir, transcrevo na íntegra, um belíssimo artigo escrito por Caroline Trapp, jornalista e escritora que trabalha com mídias sociais, sobre o que podemos aprender com os atletas de ponta que diariamente lutam para estarem no lugar mais alto do pódio.
E que exemplos podemos tomar inspirados nestes campeões?
“Sobre eles, uma coisa é certa, não foi um caminho fácil, e sim uma suada trajetória.”
1 – Planejamento: atletas que buscam a medalha olímpica possuem um planejamento pensando em cada competição, pois ao contrário do que se imagina, eles não entram em todas as competições para ganhar! Assim como o planejamento empresarial, ele é feito a partir de uma análise de mercado – atletas também analisam a concorrência! Planejamento é base e norteia as ações por um determinado período, no esporte e nos negócios!
2 – Disciplina: atletas que se destacam possuem uma rotina planejada e regrada, o que inclui treinamento, alimentação, recuperação, descanso. Uma rotina disciplinada é uma rotina mais produtiva. Elenque as atividades importantes para o seu dia a dia, como atividades físicas, meditação, café da manhã, enfim, aquilo que faz você se sentir melhor, mais disposto e ativo e insira na rotina diária. Lembrando que falta de tempo é um empecilho, mas não é uma condição. Muitos administradores acordam na madrugada para dar conta de todas as suas atividades!
3 – Persistência: eles não desistem! Ninguém alcança seus objetivos meramente por sorte. No esporte há muitos contratempos, lesões, fraturas, erros, e a persistência sempre prevalece. Eles caem… e levantam… e caem novamente… e seguem lutando. Não pense que é só você que enfrenta dificuldades.
4 – Foco: atletas são focados, abrem mão de muitas coisas pelo esporte. O foco pode definir o resultado final. Seja focado nos seus objetivos, talvez isso custe noites de sono e outros esforços, mas o resultado compensa!
5 – É sofrido: não é porque amamos algo que ele se torna 100% prazeroso. É sofrido, é suado e é buscado arduamente. Não tem como ser diferente, faz parte do processo!
6 – Motivação: atletas são muito motivados, comemoram cada conquista, pois cada avanço é um passo na direção de melhores resultados. Busque a melhoria contínua e siga sempre motivado!
7 – Trabalho em equipe: existe uma gama de profissionais multidisciplinares que atuam juntamente com o atleta para extrair o melhor dele e a busca dos objetivos. O atleta conta com estes profissionais e confia no trabalho destes. Formar uma equipe de trabalho e confiar no trabalho do outro não é uma tarefa fácil, mas quando há um sincronismo, a eficiência se faz notar!
8 – Propósito: ter um propósito é um motor, uma propulsão que te move a cada dia, um motivo maior do que trabalhar. Tenha um propósito claro e as dificuldades perdem força.
E se depois de tudo isso o resultado esperado não chegar?
Para o atleta: não há tempo a perder, haverá outras Competições e uma nova chance!
Para você: não há tempo a perder, há muitas oportunidades, encontre uma!
Isabelle, contemplando uma das minhas "obras", em visita a sala de redação do Jornal há cerca de quatro anos. Me dizia ela: "Que coisa mais linda vô.." Eu lhe disse: "Coloque a mão nessa água que eu quero fazer uma foto...". Falando nessa obra, a sua confecção trás junto uma história Divinamente Inspirada... Ela pesa cerca de 200 quilos e foi feita, assim, praticamente do nada, numa época em que o país passava pelo maior sufoco com a falta de água nas principais represas que abasteciam os grandes centros... Já relatei essa história para os amigos mais chegados - e todos eles, por unanimidade me disseram: "(...) são pouquíssimos que irão acreditar nesta história...
Isa, com a Mamãe Franciele Novelli, a com as avós, Neusa e Gisa.., tendo ao centro a Medalhista Olímpica, Morgana Gmach, da Seleção Brasileira...