Todos os povos do mundo há muito tempo já sabem que a palavra ESPORTE, é muito mais do que um substantivo e não se define com um único conceito. E hoje, quando vemos que o grande ídolo não é mais um grande cantor, um compositor ou um escritor – mas sim, um jogador de futebol que ganha milhões e anda de carrões importados - mais do que nunca precisamos fazer com que os valores éticos e morais que envolvem disciplina, companheirismo e civilidade, sejam ressaltados em todas as competições.
Acompanhei na última quarta, o esforço e a preocupação da presidente da AABB, a bancária Regina Aparecida Minosso Panatta e o associado e empresário Márcio Morgan para proporcionar aos Associados do Clube momentos de lazer e recreação. “Nossa última competição foi ótima não só em participação, como também no quesito disciplina”, lembrava Regina, enquanto não desgrudava do celular para chegar à lista dos associados com medo de deixar alguém de fora do sorteio para a formação das equipes.
Na hora eu me lembrei desse Lema, que foi usado pela Liga de Esportes Amador de São Miguel do Iguaçu, por 12 anos – durante o período em que fui Secretário da mesma. "Nós queremos o esporte a serviço da Cultura - e a Cultura a serviço da Educação. O Bom desportista é bom Cidadão / Quando joga, disputa com lealdade / E quando torce, não diz palavrão / Seja um Bom Desportista e faça do Esporte um Meio de Integração".
Um dos objetivos com esse lema era usar o esporte como instrumento pedagógico capaz de agregar valor à cultura e a educação, ou seja, ao desenvolvimento das individualidades, a formação pessoal para a cidadania e a orientação para a prática social.
É fato que através da prática esportiva, independentemente de idade, sexo ou raça, aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros e através do convívio com o coletivo, agregamos entendimento, esforço e responsabilidade.
Que assim seja – amor ao esporte, cuidado com a saúde – respeito não só com os companheiros e com os adversários, como também, com os limites do corpo. Só quem faz, ou já fez parte da Organização de um Evento sabe, o quanto é trabalhoso e ao mesmo tempo prazeroso ver que os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social.
O Campeonato começa sábado, dia 14 de setembro. Todos os jogos serão na AABB. O primeiro jogo inicia-se às 15h00 e os demais na sequência. Cada partida é dividida de dois tempos de 25 minutos. Sendo que, a cada 12min30seg, o Árbitro dará uma parada de dois minutos para o pessoal reidratar o corpo.
Haverá 15 minutos de tolerância para o início do primeiro jogo, sendo que, caso dê W X 0 numa partida, o próximo jogo começa em 15 minutos; para os demais jogos não haverá tolerância.
1º Jogo – 15h00
2º Jogo – 16h00
3º Jogo – 17h00
4º Jogo – 18h00
Confira a tabela dos Jogos: