Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Assinado Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a Unila e a Secretaria de Bem Estar Social de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 28.ago.2019 - 12h 59 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Em solenidade realizada hoje de manhã nas dependências do Fórum local, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre a Unila e a Secretaria de Bem Estar Social de São Miguel do Iguaçu. “Esse acordo de Cooperação Técnica-Cientifica, visa promover uma parceria de assessoria e orientação com a Casa Lar de São Miguel visando os procedimentos e práticas consideradas de autonomia e autodeterminação dos povos indígenas”, explica a Coordenadora da Casa Lar, Sidney Cardoso.

 

Para o Dr. Ferdinando Scremin Neto, Juiz da Comarca e responsável pela Vara da Infância, esse acordo é de fundamental importância. “Nos casos de violência ou de abuso que chegam até nós, é importante que eles venham acompanhados do maior número de detalhes culturais, de todos os elementos que envolvem a realidade desta Criança ou desse Adolescente para que possamos tomar uma decisão com todo o cuidado e o respeito que essa família merece”, ressalta.

 

Importante frisar que o presente Acorde de Cooperação, não contempla a transferência de recursos financeiros entre os participes e não possui natureza contratual. Segundo a Professora Senilde Alcantara Guanaes, responsável pelo Curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana da Unila – “o interesse que justifica esse acordo é fortalecer o processo de ensino aprendizagem, pesquisa e extensão de estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e professores da Unila, bem como do quadro técnico da Prefeitura local”.

 

Ainda sobre o acordo, lembra Senilde, que existem poucos antropólogos na região e como professores da Universidade Federal, eles têm dedicação exclusiva. “Esse acordo de cooperação técnica vem facilitar os tramites quando o juiz solicita um trabalho de perícia antropológica sem muita burocracia”.

 

Lembra ainda, que perícias dessa natureza visam fazer um levantamento completo de como essa criança vivia na aldeia e assim ajudar o Juiz para que possa dar o melhor encaminhamento, de preferência dentro da cultura em primeiro lugar. “Ou seja, de preferência que ela não seja afastada do meio cultural dela – e ao mesmo tempo protege-la das ameaças, das violências que ela sofre”, pontifica. 

O momento em que a Secretária de Ação Social, Serli dos Reis Dutra, juntamente com a Coordenadora da Casa Lar, Sidney Cardoso, os coordenadores da Unila - Professora Senilde Alcântara Guanaes e Rodrigo Juan Villagra Carron, assinam o Acordo, ladeados pelo Dr. Ferdinando Scremin Neto, Juiz da Comarca e responsável pela Vara da Infância; o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra e membros da Casa Lar e da Secretaria de Educação.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani
Banner Exposição