O Conselho da Comunidade, cuja função é auxiliar as famílias dos apenados, promover campanhas educativas, procurando levar conscientização, especialmente sobre a Lei Maria da Penha, para que haja paz não só para as famílias dos apenados, mas para o coletivo social como um todo, acaba de receber mais uma importante ferramenta de trabalho.
Um veículo Ford K, ano 2020 que será utilizado pelos membros do Conselho. “Uma importante ferramenta de trabalho que vai nos auxiliar em muito nos eventos e nas visitas que são feitas na delegacia”, afirma Mara Solange Tiemann Pinto, presidente do Conselho.
Lembra Mara que uma das funções do Conselho é fazer um trabalho de preparação para que os cumpridores de pena ou os que estão cumprindo algum tipo de medida de segurança possam ter a sua reinserção ao convívio social. “Temos atualmente na Comarca (São Miguel e Itaipulândia), cerca de 500 adultos e 20 adolescentes sobre a nossa supervisão que estão cumprindo algum tipo de medida e que são acompanhados pelo Conselho”, esclarece, ressaltando a importância dessa aquisição.
Ao receber as chaves do veículo das mãos da Presidente do Conselho para que a mesma fique sobre a sua supervisão, o Dr. Ferdinando lembrou que esse é o primeiro veículo que o Conselho recebe na Comarca. “Uma indicação do Dr. Diogo que nos lembrou da falta que fazia um veículo assim para os deslocamentos dos membros do Conselho, que é bom que se frise, estão aqui de forma gratuita prestando um trabalho em favor da comunidade”, pontificou, ressaltando que os recursos para essa aquisição são oriundos do fundo da Justiça decorrente de penas ou medidas alternativas que são aplicadas pelo Juiz na comarca.
Presentes no evento além da Presidente do Conselho e do Dr. Ferdinando Scremin Neto, Juiz da Comarca e Diretor do Fórum; Claudiomiro da Costa Dutra, prefeito municipal; Rubens, vice-presidente do Conselho e os membros Marcelo Mayer, Dr.Diogo e as funcionárias do Conselho, Mônica e Alessandra.