Da Assessoria - O deputado Marcio Pacheco (PDT) participou na manhã de hoje (29), na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) em Cascavel, de audiência pública sobre o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.
O encontro ocorre nas principais cidades do Paraná sob o comando do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes. “Trata-se de uma oportunidade muito importante para discutir o planejamento do futuro do Paraná, incluindo as demandas de Cascavel e de toda a região oeste do Paraná, sobretudo na área de infraestrutura e logística”, afirma Pacheco.
O PPA 2020-2023 contempla 22 programas que estão previstos para o Estado para os próximos quatro anos. A audiência pública foi conduzida pelo representante da Secretaria do Planejamento, Eduardo Cartaxo. Integrante da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Pacheco fez questão de participar do evento na Amop.
“O PPA ainda vai ser debatido na Assembleia Legislativa, mas fiz questão de participar dessa audiência pública porque estão sendo discutidos temas importantes para o desenvolvimento de Cascavel e de nossa região oeste”, afirma.
Em Cascavel, foram debatidos dois dos 22 programas previstos para os próximos quatro anos no Estado: Desenvolvimento Rural e Abastecimento com Sustentabilidade e Modernização da Infraestrutura do Paraná. Dentre as principais iniciativas previstas pelo Governo no Estado para os próximos quatro anos estão a modernização e extensão da Ferroeste e melhorias de 4.100 quilômetros de rodovias, incluindo o Plano de Concessão de rodovias.
Sobre as obras de infraestrutura regional, Pacheco destacou a reestruturação do Trevo Cataratas, cuja proposta está sendo tratada pelos deputados estaduais, que tem base eleitoral no oeste com o Governo. Na última sexta-feira (23), a bancada, que é formada pelos deputados Pacheco, Michel Micheletto (PR), Elio Rusch (DEM) e Coronel Lee (PSL), teve um encontro histórico com representantes da sociedade civil organizada.
Na oportunidade, as partes “bateram o martelo” sobre o Trevo Cataratas como obra prioritária da região. Os recursos seriam oriundos do acordo de leniência fechado pela Ecocataratas com o Ministério Público Federal (MPF).
O evento foi organizado pelo G 8 de Cascavel, que é formada pela Acic, Amic, CDL, Sinduscon, Sindilojas, Sindicato Rural, OAB e Sociedade Rural do Oeste, Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná) e o Programa Oeste de Desenvolvimento.
No encontro de hoje (29), estavam presentes, além de Pacheco e Cartaxo, o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o Teixeirinha e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Manoel Chaves e outros representantes da sociedade civil organizada.
Audiências - Após as audiências públicas e adequações finais, o Projeto de Lei do PPA 2020-2023 tem prazo até 30 de setembro para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, onde será analisado e poderá receber emendas parlamentares.
Os paranaenses também poderão conferir a agenda, conhecer todos os programas e participar com sugestões por meio da plataforma digital http://www.planejaparana.pr.gov.br. As sugestões pela internet podem ser enviadas até o dia 5 de setembro.