Bastante acalorada a discussão sobre a construção ou não de uma Casa de Custódia em São Miguel do Iguaçu. E o bom disso tudo é que estamos vendo as pessoas usando o Rádio, os jornais, e as redes sociais para discutir algo que diz respeito à vida de todos nós.
Imagem ilustrativa - internet - Esse é o objetivo – debater e tentar um ponto de concordância em algum lugar seja no presente ou no futuro – seja através do sim ou do não. Acredito que devemos usar todos esses espaços para dialogar, compartilhar ideias e sugestões e jamais para agredir, desrespeitar ou querer mostrar em público o que existe de pior dentro de si...
Hoje pela manhã, por exemplo, o vice-prefeito Albino Bissolotti fez uma defesa acalorada da Casa de Custódia, deixando claro que é absolutamente a favor – acredito que o ponto mais importante da sua defesa, foi onde ele disse que “não precisa ser construída lá onde está o Aeroporto. Temos outros lugares como ao lado da BR-277, em frente à Fazenda do Cavalca onde uma vez era para ser construída a Piraju...”
Entre os vereadores, pelo o que pude perceber, cresce a ideia de se fazer uma Audiência Pública para consultar a população, ou a realização de um Plebiscito. “Amanhã de manhã temos uma reunião com o Prefeito para discutir esse assunto com mais profundidade”, me dizia o vice-presidente do Legislativo Professor Ari, ontem a tarde, ressaltando que entre os vereadores cresce a ideia da convocação de uma Audiência Pública.
O presidente da ACISMI, Valcir Teixeira, nos disse que na próxima semana vai reunir os associados para discutir esse assunto. “Pessoalmente, estou dividido entre o sim e o não. O problema da criminalidade tem que ser enfrentado de uma forma ou de outra. Já imaginou se ninguém quiser essa construção? Como é que o Estado e o Poder Judiciário vai conseguir resolver esse problema de super lotação”, pondera Teixeira.
Consultamos o Presidente da OAB subseção de Medianeira, advogado Rafael Frandoloso e segundo ele, vê com bons olhos a Construção dessa Casa de Custódia em São Miguel do Iguaçu. “A Casa de Custódia certamente trará mais segurança para município, tendo em vista a superlotação que se encontram as cadeias das delegacias, que não são adequadas para tanto.”
Voltamos a esse assunto amanhã, expondo inclusive, como foi a reunião de hoje entre os vereadores e o Executivo Municipal