Da Assessoria - Fotos: Kiko Sierich/PTI - Foz do Iguaçu recebe, a partir desta quarta-feira (25), representantes de empresas de todo o País com uma preocupação em comum: inovação. Tema que é base do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que também estará na Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) de Inovação 2019, mostrando aos participantes sua atuação junto com instituições públicas e governamentais, universidades e empresas para o desenvolvimento de soluções.
Nesta quarta-feira, primeiro dia do evento, os participantes fazem visitas técnicas. Um dos destinos é o PTI, onde são apresentados a iniciativas como a Incubadora Santos Dumont, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens. Na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), a conferência será no Rafain Palace Hotel & Convention, com a expectativa de reunir mais de 1,5 mil profissionais, entre representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação.
A cerimônia de abertura será na quinta-feira, às 9h. O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, é um dos convidados. Ele também compõe, na sexta-feira, às 14h30, o painel Ecossistemas de Inovação, junto com Marcos Vinícius Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e Vinicius Roman, diretor técnico da Neo Ventures, com a moderação de Marisa Rizzi, gerente de pesquisa e inovação na Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos.
O gerente de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico, Pedro Sella, afirma que, para o PTI, como um espaço que reúne diferentes atores na busca por soluções inovadoras, é muito importante essa oportunidade de demonstrar seus projetos nas visitas técnicas às empresas, a fim de expor como essa atuação conjunta pode trazer benefícios para ambas as partes.
Participantes da Conferência da Anpei conhecem iniciativas do Parque Tecnológico Itaipu em visita técnica.
“É uma possibilidade de demonstrar parte do que é desenvolvido aqui para o setor produtivo, e que essa interação pode ser viabilizada para fazermos projetos em conjunto, utilizando nossas pesquisas e agregando valor para gerar novos produtos e serviços”, destaca Sella.
O gerente da Incubadora ressalta que, embora a maior demandante dos projetos seja atualmente a Itaipu, instituição mantenedora, a expertise adquirida pelo Parque Tecnológico permite que o desenvolvimento de produtos e serviços seja também oferecido a outras empresas. “Podemos auxiliar processos de inovação de grandes empresas em vários setores -s eja por meio das nossas competências, conexão com a academia ou mesmo com as startups incubadas aqui no Parque -, para agregar valor na competitividade da indústria nacional”, complementa.
A conferência da Anpei também promoverá debates e rodadas de negócios. A programação completa está disponível no link: http://www.conferenciaanpei.org.br/programacao.html.