banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parque Tecnológico Itaipu vai contribuir para Foz do Iguaçu ser polo de inovação
  Data/Hora: 26.set.2019 - 16h 37 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Na abertura da Conferência Anpei de Inovação 2019, diretor superintendente do Parque afirmou que regulamentação de lei municipal cria oportunidade de projetos em parceria com prefeitura
 
 
Da Assessoria - Fotos: Kiko Sierich/PTI - Na semana em que foi regulamentada a “Lei de Inovação” em Foz do Iguaçu, a cidade recebe a Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) de Inovação 2019. Na cerimônia de abertura, na manhã desta quinta-feira (26), o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Castanheira Garrido Alves, afirmou que a instituição vai se aproximar da prefeitura para analisar oportunidades de desenvolver projetos em conjunto. 
 
 
Iniciada nessa quarta-feira (25) com visitas técnicas que incluíram o Parque Tecnológico, a Conferência se estende até sexta-feira (27), no Rafain Palace Hotel & Convention, onde reúnem-se representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação. Além de compor a mesa de abertura, o diretor superintendente do PTI também vai integrar um painel com o tema “Ecossistemas de Inovação”. 
 
 
Para o Parque Tecnológico Itaipu, o tema da conferência – inovação – faz parte da base de atuação da instituição, que concentra órgãos públicos e privados, empresas e instituições de ensino com essa finalidade. Conforme Garrido, o PTI está passando por um momento de reorientação de suas atividades, na busca pela redução da dependência em relação a sua mantenedora – a Itaipu, e a participação em um evento como o da Anpei é “uma excelente forma para construir oportunidades”. 
 
 
Conforme o diretor superintendente, a usina até hoje foi a principal demandante dos projetos do Parque Tecnológico, mas a expertise adquirida permite que a instituição forme parcerias para o desenvolvimento de ações com outras empresas. “Participar desse evento e ter a oportunidade de trocar experiências é fundamental para nós neste momento que atravessamos”, destacou.
 
 
Garrido falou também sobre a Lei Complementar nº 283, regulamentada pelo prefeito Chico Brasileiro, que tem como objetivo criar um ambiente favorável para atrair empresas nas áreas de inovação, tecnologia e ciência, a fim de tornar Foz do Iguaçu um polo nestes setores. Também na abertura do evento, o prefeito agradeceu ao apoio que o PTI tem dado à tecnologia e inovação para o município, Estado e País, e afirmou que a intenção é tornar a cidade conhecida, além do turismo, como “capital da tecnologia e da inovação”. 
 
 
O presidente da Anpei, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira, comentou que a inovação é um “fator imperativo” para a prosperidade e o crescimento econômico, e que estamos em um momento em que precisamos “pisar fundo” rumo a esse objetivo. “Nós da Anpei estamos convidando todos os setores para construírem a narrativa do futuro que nós vamos escolher”, declarou. 
 
 
Também fizeram parte da mesa de abertura da conferência o gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Macedo Cabral; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), general Waldemar Barroso Magno Neto; o subsecretário de Inovação do Ministério da Economia, Igor Manhães Nazareth; o superintendente de Inovação do Governo do Estado do Paraná, Henrique Domakoski; e o assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcio Nobre Migon. 
 
 
Ecossistemas de Inovação
 
 
Na sexta-feira, às 14h30, o diretor superintendente do PTI participa do painel Ecossistemas de Inovação junto com Marcos Vinícius Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e Vinicius Roman, diretor técnico da Neo Ventures, com a moderação de Marisa Rizzi,  gerente de pesquisa e inovação na Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos. 
 
 
A programação completa do evento está disponível no link: http://www.conferenciaanpei.org.br/programacao.html.
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Exposição
Bassani
Banner Mirante
Banner emprego