“Nós da Associação Coração Valente nos sentimos felizes em poder trazer um pouco de alegria a essas Crianças – mas os parabéns são para vocês Professoras que se dedicam a ensinar e cuidar das nossas crianças”
Em correspondência enviada a nossa redação, Tcharles Machado, colorado apaixonado, nos relatou que junto com os membros da Diretoria da Associação Coração Valente, estiveram visitando a Creche Angelina Carra e a Escola José Francisco de Oliveira, onde entregaram brinquedos para as Crianças daquelas Instituições em comemoração ao Dia da Criança.
“Como gostaria que todos os dias fossem Dia da Criança”, relata Tcharles, para em seguida descrever a sua emoção em ver a alegria no rosto dessas crianças com a entrega de um simples brinquedo. “Quem recebe o presente são eles – mas é a gente que se sente mais leve”, afirma.
Entre os presentes nesta caravana do bem, o presidente Emerson Agenor Muller e a sua esposa Celeni; a vice-presidente, Danieli de Brito; Valcenir Luiz Reis e a esposa Nilza e Tcharles Machado. Na creche Angelina Carra, 63 crianças receberam presentes e na Escola José Francisco, 380 crianças foram agraciadas.
Durante a visita na Creche, o presidente Emerson, elogiou e parabenizou o trabalho das Professoras pela dedicação a esses pequeninos que estão dando os primeiros passos para a vida. “Nós da Associação Coração Valente nos sentimos felizes em poder trazer um pouco de alegria a essas Crianças – mas os parabéns são para vocês Professoras que se dedicam a ensinar e cuidar das nossas crianças” pontuou.
Em sua correspondência, lembra Tcharles que a Associação só consegue desenvolver ações como essa graças ao apoio da comunidade participando e prestigiando o Almoço que é feito no Centro de Eventos da Igreja Matriz todos os anos em parceria com a Escola Especial Pestalozzi. “Desta parceria conseguimos repassar esse ano R$ 10.000,00 para a Escola Pestalozzi e ainda fazer ações como essa”, pontifica.
Dia da Criança
Uma passagem pelo Portal da Educação, nos mostra que o Dia da Criança foi criado oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Mas só muito tempo depois, na década de 1960, a ideia emplacou de verdade.
Conta a história que a fábrica Johnson & Johnson criou a Semana do Bebê Robusto e a Estrela, fábrica de brinquedos, resolveu aderir. Promoveram então a Semana da Criança, em torno da data que já existia. Foi assim que o Dia da Criança passou a ser comemorado no Brasil no dia 12 de outubro. As vendas de brinquedos aumentaram em muito.
"Hoje é costume comemorar o Dia da Criança com brincadeiras, passeios, presentinhos e muito carinho, que é bom que se diga - toda criança merece. Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou um documento registrando os direitos das crianças de todo o mundo. E estipulou o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança."
E quais são esses direitos? "Direito de brincar, de ter uma casa, de ter saúde, de se alimentar. Direito de ter uma família e receber amor. Direito de estudar. Direito de não sofrer nenhum abuso ou violência. Todas as crianças deveriam ter seus direitos respeitados!".